Novidades e altitude: conheça um raio-x dos adversários do Santos na Copa Sul-Americana

Time de Fabián Bustos está no grupo C; estreia será em 5 de abril

Por: Bruno Lima  -  27/03/22  -  07:05
Eliminado do Paulista, Santos segue treinamentos visando estreias na Sul-Americana e no Brasileirão
Eliminado do Paulista, Santos segue treinamentos visando estreias na Sul-Americana e no Brasileirão   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Enquanto se prepara para o início do Campeonato Brasileiro, o Santos conheceu, nesta sexta-feira (25), os seus adversários na fase de grupos da Copa Sul-Americana. Na Chave C da competição, o Alvinegro terá pela frente o Unión La Calera, do Chile, Banfield, da Argentina, e Universidad Católica, do Equador. Será a primeira vez que o Peixe irá encarar essas três equipes na história.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Por conta da rivalidade com o futebol argentino, em tese o Banfield deve ser apontado como o principal concorrente do Santos pela classificação às oitavas de final.


Contudo, assim como o Peixe, a equipe argentina não vem de boas campanhas nos campeonatos nacionais.


Na temporada passada, por exemplo, a equipe que atualmente tem Diego Dabove, ex-treinador do Bahia, no comando, e o experiente Jesus Dátolo no meio-campo, terminou o Campeonato Argentino, que conta com 26 times, na 20ª colocação com 27 pontos conquistados. Foram somente seis pontos a mais do que o Arsenal de Sarandí, lanterna da competição.


Em 2022, o Banfield luta por um desempenho melhor. Ao longo dos sete jogos disputados até o momento, o time conquistou 11 pontos por meio de três vitórias, dois empates e duas derrotas.


2.850 metros de altitude
Além da rivalidade com os argentinos, o Santos terá que superar os 2.850 metros de altitude de Quito, no confronto contra a Universidad Católica.


Ainda em busca de reconhecimento fora do seu país, o time equatoriano esteve perto de garantir participação na Copa Libertadores.


Quarto colocado no campeonato nacional do ano passado, a Universidad Católica esteve envolvida na fase preliminar da Libertadores. O Bolivar, da Bolívia, foi o primeiro desafio dos equatorianos, que avançaram com o resultado agregado de 3 a 1.


Na fase seguinte, valendo vaga na fase de grupos da Libertadores, a Universidad Católica encontrou pela frente o The Stongest, da Bolívia. Após um empate por 0 a 0 em Quito, os equatorianos não suportaram os 3.600 metros de altitude de La Paz e foram derrotados por 2 a 1.


Nesta edição do Campeonato Nacional, o adversário do Peixe é o terceiro colocado - atrás somente de Barcelona e LDU -, com oito pontos em cinco jogos.


Chilenos
O outro concorrente do Santos serão os chilenos do Unión La Calera. Garantido nesta edição da Sul-Americana por conta do quarto lugar no Campeonato Chileno da temporada passada, o time conta com a presença do zagueiro brasileiro Pedro Henrique, de 21 anos, que foi revelado pelo Internacional, mas também defendeu o Sport antes de se arriscar no país vizinho.


Conhecido no Brasil por ter eliminado o Fluminense na primeira fase da Copa Sul-Americana de 2020.


Também lutando por reconhecimento internacional, a equipe esteve envolvida na Libertadores do ano passado. Porém, os chilenos caíram no grupo de Flamengo, Vélez Sarsfield e LDU, e não tiveram sucesso. Foram apenas dois pontos conquistados em seis jogos com 17 gols sofridos.


No atual Campeonato Chileno, o Unión La Calera ocupa apenas o 11º lugar, com sete pontos conquistados em sete partidas. Até o momento o time tem apenas uma vitória na competição.


Logo A Tribuna