Na Argentina, Santos tenta quebrar tabu em estreia na Libertadores

Última vitória do Peixe na primeira rodada da fase grupos da competição ocorreu na edição de 2007

Por: Bruno Lima  -  02/03/20  -  11:11
O fim do tabu será importante para Jesualdo Ferreira amenizar a pressão que ronda o seu trabalho
O fim do tabu será importante para Jesualdo Ferreira amenizar a pressão que ronda o seu trabalho   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Ao pisar no gramado do estádio Norberto Tito Tomaghello, em Buenos Aires, na Argentina, às 19h15 desta terça-feira (3), para enfrentar o Defensa y Justicia, pela Copa Libertadores, o Santos terá um tabu pela frente: vencer na estreia da fase de grupos da principal competição do continente. A última vez que o Peixe conquistou os três pontos na primeira rodada foi em 2007.

Na ocasião, o time da Vila Belmiro derrotou o Deportivo Pasto, da Colômbia, fora de casa, por 1 a 0, com gol do chileno Maldonado. 

Desde então, o Santos esteve presente em outras cinco edições: 2008, 2011, 2012, 2017 e 2018. E assim como será em 2020, essas estreias foram disputadas como visitante. 

Em 2008, o primeiro adversário da fase de grupos foi o Cúcuta, da Colômbia, e o confronto terminou em um empate sem gols. 

Três anos mais tarde, o Peixe foi à Venezuela encarar o Deportivo Táchira e o duelo também acabou com o placar de 0 a 0. Meses depois o Santos conquistou o título derrotando Peñarol na final. 


Em 2011, o Santos conquistou a Copa Libertadores pela terceira vez
Em 2011, o Santos conquistou a Copa Libertadores pela terceira vez   Foto: Ricardo Saibun / Santos FC

Em 2012, a estreia foi na Bolívia, na altitude de La Paz, contra o The Strongest, que venceu a partida por 2 a 1.

Já em 2017, o adversário da primeira rodada foi o Sporting Cristal, do Peru. O duelo terminou com um empate por 1 a 1.

Por fim, em 2018, na última participação alvinegra na Libertadores, o Santos voltou ao Peru, mas desta vez para encarar o Real Garcilaso, que venceu o jogo por 2 a 0. 

Além de colocar um ponto final nesse jejum, que já dura 12 anos, a vitória sobre o Defensa y Justicia será importante para que o técnico Jesualdo Ferreira afaste a crise que ronda a Vila Belmiro.


Logo A Tribuna