Invicto há dois anos contra o Grêmio, Santos pode abrir vantagem sobre gaúchos no Brasileirão

Será o primeiro duelo desde o início da pandemia que o Peixe terá o apoio da sua torcida

Por: Bruno Lima  -  09/10/21  -  07:08
Atualizado em 09/10/21 - 07:17
 Santos recebe o Grêmio neste domingo (10) pelo Brasileirão
Santos recebe o Grêmio neste domingo (10) pelo Brasileirão   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Sem vencer há 11 jogos, o Santos tentará quebrar o jejum no domingo (10), às 16 horas, diante do Grêmio, na Vila Belmiro, com o apoio da torcida, que esgotou os 4.644 ingressos colocados à venda. E o cenário que se desenha para o confronto é favorável ao Alvinegro. O Peixe não perde do Tricolor gaúcho há dois anos, e o último duelo no estádio santista terminou com uma incontestável goleada por 4 a 1 e classificação às semifinais da Libertadores, em dezembro do ano passado.


Nesses últimos dois anos, as duas equipes se enfrentaram cinco vezes. O Santos venceu dois duelos, enquanto os outros três jogos terminaram em empates.


Na luta contra a temida zona de rebaixamento, santistas e gremistas sabem que o jogo deste domingo é o verdadeiro confronto de seis pontos. Se vencer e colocar fim na sequência negativa, o Alvinegro chegará aos 28 pontos e abrirá cinco de vantagem para os gaúchos, que, com 23, seguirão atolados no Z4.


Por outro lado, uma derrota faz o Grêmio alcançar os 26 pontos, ultrapassar e empurrar o Santos para a zona de descenso do Brasileirão. Mais do que isso: os três pontos tiram, pela primeira vez desde a segunda rodada, os comandados de Luiz Felipe Scolari do grupo de times que disputarão a Série B em 2022.


Vencer na Vila Belmiro, entretanto, não é algo comum para o Tricolor gaúcho. Na história foram disputadas 32 partidas no estádio santista e em apenas quatro ocasiões o Grêmio saiu vencedor. A última delas em 2019, quando venceu o Peixe por 3 a 0.


Momento atual


Neste Brasileirão, o Santos disputou 11 jogos como mandante e o desempenho não tem sido dos melhores. Foram quatro vitórias conquistadas, duas derrotas e cinco empates. Já o Grêmio fez 10 partidas como visitantes. Foram três vitórias e sete derrotas.


Os retrospectos ajudam a explicar por que santistas e gremistas estão na parte de baixo da tabela. Com 25 pontos, o Alvinegro ocupa a 16ª posição, enquanto o Tricolor gaúcho, com 23, é apenas o 17º.


Logo A Tribuna