Estrangeiros podem desfalcar o Santos no duelo decisivo da Copa do Brasil

Os estrangeiros sul-americanos vivem a expectativa de representar as suas seleções na Copa América

Por: Bruno Lima  -  09/05/19  -  13:15
  Foto: Ivan Storti/Santos FC

Na próxima quarta-feira (15) o Santos enfrentará o Atlético-MG, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Para o confronto de volta, no dia 6 de junho, além de não poder atuar na Vila Belmiro como tanto queria, pois a diretoria do Peixe decidiu mandar o jogo no Pacaembu, o técnico Jorge Sampaoli corre o risco não contar com os jogadores estrangeiros sul-americanos do elenco. 


E isso pode vir a ocorrer por conta da disputa da Copa América, entre 14 de junho e 7 de julho deste ano, no Brasil. Caso sejam convocados para as suas seleções, o colombiano Felipe Aguilar, o uruguaio Carlos Sánchez, o venezuelano Soteldo, o peruano Christian Cueva e o paraguaio Derlis González irão se concentrar para a competição, a partir do fim deste mês. 


A preparação dessas seleções começará antes do desembarque no Brasil, com a realização de amistosos. A Venezuela, de Soteldo, por exemplo, terá quatro compromissos antes da estreia na Copa América. O primeiro deles acontecerá no próximo dia 29, contra Trinidad e Tobago. Depois, em 1º, 5 e 9 de junho, os adversários venezuelanos visando a competição serão Equador, México e Estados Unidos, respectivamente. 


A seleção do Peru, do meio-campo Cueva, tem dois jogos preparatórios. Contra a Costa Rica, em 5 de junho, e a Colômbia, de Felipe Aguilar, no dia 9. Antes, no entanto, os colombianos têm um confronto contra o Panamá, no dia 3.


Derlis e Cueva (ao fundo) têm sido chamados para as seleções de Peru e Paraguai, respectivamente
Derlis e Cueva (ao fundo) têm sido chamados para as seleções de Peru e Paraguai, respectivamente   Foto: Ivan Storti/Santos FC

O Uruguai, de Carlos Sánchez, fará apenas um amistoso antes do início da Copa América. Porém, será em 7 de junho - um dia depois do duelo do Santos com o Galo - também contra o Panamá. O Paraguai, de Derlis González, fará apenas treinamentos.


Além da partida decisiva contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil, os estrangeiros do Santos, se convocados, serão ausências nos seguintes jogos do Campeonato Brasileiro: Internacional, dia 26 de maio; Ceará, dia 2 de junho; Atlético-MG, dia 9, e Corinthians, dia 12. Após essa data, o Brasileirão irá parar para a realização da Copa América e voltará em 14 de julho, quando o Peixe visitará o Bahia. 


Cotados


Para que o prejuízo não seja tão grande, a saída para o torcedor e para a comissão técnica do Santos é torcer pela não convocação de alguns desses atletas. E é amenizar as perdas. 


Nas últimas convocações, Carlos Sánchez esteve na pré-lista do Uruguai, mas foi cortado da relação final. Felipe Aguilar, por sua vez, sequer foi chamado pelo técnico português Carlos Queiroz. 


Já Derlis, Soteldo e Cueva são peças importantes e dificilmente deixarão de representar as suas nações. 


Logo A Tribuna