Em seu pior momento, Santos luta contra queda

Peixe, que recebe o Água Santa, nunca correu tantos riscos como nos últimos dois anos

Por: Bruno Lima  -  19/03/22  -  08:05
Se João Paulo não levar gol, o Santos não cai; se o ataque e a sorte ajudarem, o time alcança as quartas
Se João Paulo não levar gol, o Santos não cai; se o ataque e a sorte ajudarem, o time alcança as quartas   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Dono de uma das histórias mais ricas e vencedoras do futebol mundial, o Santos vive uma realidade impensável. No pior momento da sua existência, o Alvinegro luta, pelo segundo ano consecutivo, contra o rebaixamento no Campeonato Paulista. Para evitar que isso ocorra, o Peixe precisa de um empate, neste sábado (19), às 16 horas, na Vila Belmiro, diante do Água Santa, em partida válida pela última rodada da primeira fase.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Aflito por toda a apreensão vivida no Brasileiro de 2021, quando o Santos, apesar de ter terminado em 10º lugar, também brigou contra a Série B, o torcedor esperava um 2022 mais tranquilo. Porém, ocupar a parte de baixo da tabela parece ter virado a realidade dos santistas.


O Santos já flertou com o rebaixamento em outras ocasiões, como nos Brasileiros de 1996 e 2008. Porém, jamais emendou duas temporadas seguidas correndo riscos em três disputas.


Com 11 pontos conquistados em 11 partidas e na terceira colocação do Grupo D, o Alvinegro tem que ao menos empatar para colocar fim em qualquer risco de rebaixamento.


Em caso de derrota, o Peixe terá que torcer por uma vitória do Ituano, em Campinas, sobre a Ponte Preta, que tem 8 pontos, ou por uma derrota da Ferroviária, em Araraquara, para o Mirassol, por uma quantidade de gols maior do que o susposto revés santista. Ou seja, se o Santos perder por um gol de diferença, a Ferroviária terá que ser superada por dois gols de diferença, pois as duas equipes têm campanhas idênticas.


Esse calvário, no entanto, pode representar o ponto de virada do time da Vila Belmiro. Afinal, se vencer o Água Santa e o Santo André empatar com a Inter de Limeira, em Santo André, o Santos estará classificado para encarar o Red Bull Bragantino nas quartas de final do Paulistão e sonhar com a conquista do 23º título estadual.


Recuperados de contusão, Carlos Sánchez e Felipe Jonatan ficam à disposição. Ângelo, machucado, está fora.


Água Santa
Do outro lado, o Água Santa vive situação parecida. Lanterna do Grupo A com 11 pontos, o time de Diadema tem chance de classificação e de rebaixamento.


Logo A Tribuna