Em clássico com arbitragem polêmica, Santos perde para o São Paulo no Morumbi

Leandro Pedro Vuaden assinalou um pênalti para o Tricolor com auxílio do VAR

Por: Bruno Lima  -  02/05/22  -  22:01
Marcos Leonardo fez o gol do Santos no clássico, no fim do primeiro tempo, mas não evitou a derrota
Marcos Leonardo fez o gol do Santos no clássico, no fim do primeiro tempo, mas não evitou a derrota   Foto: Ivan Storti/Santos FC

O Santos conheceu a sua primeira derrota no Campeonato Brasileiro. Em um jogo polêmico, com pênalti assinalado com auxílio do VAR, o Peixe foi derrotado pelo São Paulo, na noite desta segunda-feira (2), por 2 a 1, no Morumbi, pela 4ª rodada. Com o resultado, os comandados de Fabián Bustos permanecem com sete pontos e caem para a sexta colocação, enquanto o Tricolor, com a mesma pontuação, assumiu a quinta posição.


Os gols do jogo foram marcados por Calleri e Luciano, para o São Paulo, e Marcos Leonardo, para o Santos.


Como tem sido comum nos jogos fora de casa, o Santos iniciou o primeiro tempo com uma postura cautelosa à espera de oportunidades para avançar em contra-ataques. O São Paulo, por sua vez, apesar de não impor uma pressão, começou o clássico de maneira mais ofensiva.


Desta forma, com contribuição coletiva do sistema defensivo do Peixe, o Tricolor abriu o placar, logo aos 9 minutos com uma cabeçada firme de Calleri, no meio da marcação de Velázquez e Lucas Pires.


A desvantagem no placar não fez o Peixe mudar o seu comportamento. Porém, diferente dos últimos jogos como visitante, o sistema defensivo alvinegro não foi bombardeado. O problema se encontrava na criação. O Santos trocava passes de lado à procura de espaços, mas a estratégia se mostrou sem objetividade por toda a primeira etapa.


Ainda assim, o Peixe chegou ao empate nos minutos finais do primeiro tempo. Léo Baptistão, até então apagado no jogo, levou a melhor sobre a marcação de Wellington e cruzou rasteiro. Após Jandrei desviar a bola levemente, Marcos Leonardo se atirou para empatar o clássico.


O segundo tempo começou de forma mais intensa. Contudo, com mesmo cenário: o São Paulo ficando com a bola e o Santos só se expondo em contra-ataques.


Diante da boa organização defensiva dos comandados de Fabián Bustos, o Tricolor, quando se aproximava da área, recorria aos cruzamentos, que pouco perigo ofereceram ao goleiro João Paulo.


Entretanto, aos 33 minutos, um lance polêmico resultou no segundo do São Paulo. Na origem da jogada, Alison e Marcos Leonardo dividem uma bola que sai pela lateral. A arbitragem dá arremesso para o Tricolor, que o próprio Alison cobra rapidamente acionando Igor Gomes na linha de fundo. O meio-campista cruza a bola na área, mas ao tentar o corte, Rodrigo Fernández, já na grande área, desvia com o braço. Ao analisar as imagens do VAR, Leandro Pedro Vuaden assinala pênalti, que Luciano cobra e converte.


Bustos, que já havia sacado Léo Baptistão, Felipe Jonatan e Jhojan Julio para as entradas de Ricardo Goulart, Lucas Braga e William Maranhão, tirou Vinícius Zanocelo e mandou Angulo para o jogo.


As mudanças, porém, não fizeram o Santos chegar ao gol de empate. Apesar de o time da Vila Belmiro reclamar bastante de um pênalti em Madson ignorado pela arbitragem.


O Santos volta a campo já na quinta-feira (5), às 21h30, para enfrentar a Universidad Católica, em Quito, pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Também pela competição continental, o São Paulo visita o Everton, no Chile, no mesmo dia, mas 19h15.


Logo A Tribuna