Em baixa, Santos tem início de Paulistão semelhante ao do ano passado

Peixe repete campanha traumática de 2021 no estadual; veja números e desempenhos

Por: Bruno Lima  -  12/02/22  -  07:20
Santos tem mesmo retrospecto do Paulistão do ano passado
Santos tem mesmo retrospecto do Paulistão do ano passado   Foto: Matheus Tagé/AT

O empate por 1 a 1 com o São Bernardo, na noite de quinta-feira (10), na Vila Belmiro, irritou o torcedor do Santos, que vaiou e xingou o técnico Fábio Carille. A irritação, no entanto, vai além do pobre futebol apresentado pela equipe. Ao término da quinta rodada do Campeonato Paulista, o Alvinegro somou os mesmos 6 pontos que havia conquistado depois dos cinco primeiros jogos no Estadual passado, quando lutou contra o rebaixamento.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Traumatizada com o desempenho no Paulistão de 2021, em que precisou vencer o São Bento, na Vila Belmiro, na última rodada da primeira fase, para evitar a queda à Série A2, a torcida quer um time mais propositivo em busca das vitórias.


Nas cinco primeiras rodadas do atual Campeonato Paulista, o Santos empatou com Inter de Limeira e São Bernardo e Guarani, perdeu do Botafogo-SP e ganhou do Corinthians.


Na quina inicial do Paulistão passado, o Peixe empatou com Santo André, Ferroviária e Botafogo-SP, perdeu do São Paulo e ganhou do Ituano.


A principal diferença entre as duas competições é que em 2021 Ariel Holan, então técnico do Peixe, usou o Estadual para promover testes em um time recheado de reservas e garotos vindos da base, enquanto os titulares descansavam após a temporada 2020 - mais longa em razão da pandemia do novo coronavírus.


Neste ano o cenário é diferente. Carille pôde trabalhar o time na pré-temporada e vem usando aquilo que tem de melhor no elenco - com exceção de Sandry, em fase final de recuperação de uma lesão no tornozelo direito. Ainda assim, o desempenho tem deixado a desejar, inclusive na Vila Belmiro, onde a equipe ainda não venceu neste ano - tem somente um empate e uma derrota.


Gols prós e contras

Uma evolução entre os dois inícios de Paulistão está no número de gols sofridos. Em 2021 o Santos encerrou a quinta rodada com oito. Neste ano foram apenas quatro.


Por outro lado, o ataque do ano passado, nesta quantidade de jogos, havia marcado cinco gols, enquanto o deste ano balançou as redes adversárias quatro vezes - três com Marcos Leonardo.


Para amenizar as críticas da torcida e afastar qualquer nuvem carregada que ameaça sobrevoar a Vila Belmiro, o Santos precisa vencer o Ituano, domingo (13), às 16 horas, em casa, pela 6ª rodada do campeonato.


Logo A Tribuna