Conmebol multa o Santos e suspende Léo Baptistão e John por confusão diante do Unión La Calera

Peixe poderá atuar com o apoio da sua torcida na próxima fase da Copa Sul-Americana

Por: Bruno Lima  -  10/06/22  -  18:41
Léo Baptistão foi expulso depois de brigar com jogadores do Unión La Calera
Léo Baptistão foi expulso depois de brigar com jogadores do Unión La Calera   Foto: Ivan Storti/Santos FC

A Conmebol analisou a confusão na Vila Belmiro durante o jogo entre Santos e Unión La Calera, pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, e optou por multar o Peixe em US$ 30 mil (R$ 149 mil na cotação atual) em razão da invasão de torcedores e das agressões cometidas por eles contra os atletas do time chileno. Com isso, o Peixe poderá encarar o Deportivo Táchira, da Venezuela, nas oitavas de final da competição, com o apoio da sua torcida em local ainda a ser definido pelo clube. Em contrapartida, Léo Baptistão e John que se envolveram na confusão foram suspensos.


O goleiro foi punido com dois jogos, enquanto o atacante ficará ausente dos três próximos jogos do Santos válidos por competições organizadas pela entidade sul-americana. A informação da suspensão dos atletas foi publicada inicialmente pelo jornalista Ademir Quintino e confirmada por A Tribuna.


Desta forma, John não poderá ficar no banco de reservas nos dois confrontos contra os venezuelanos e Baptistão só voltará a jogar pela Copa Sul-Americana num suposto jogo de volta das quartas de final, contra Independiente del Valle, do Equador, ou Lanús, da Argentina, caso o Santos avance na competição.


As suspensões e a multa são frutos de uma confusão no final do segundo tempo da partida contra o Unión La Calera. Na ocasião, os jogadores chilenos tentavam gastar o tempo com o jogo parado para assegurar o empate e como provocações aos atletas santistas.


Incomodado, Baptistão tentou agredir um dos adversários e foi expulso. No final, após Lucas Barbosa balançar as redes nos acréscimos e dar a vitória ao Santos, John também recebeu o cartão vermelho.


Local indefinido


Por determinação da Conmebol, que exige a capacidade mínima de 20 mil pessoas nos estádios das oitavas e quartas de final da Sul-Americana, o Santos não poderá enfrentar o Deportivo Táchira na Vila Belmiro.


A intenção da direção alvinegra era mandar o jogo no estádio do Morumbi, mas o São Paulo não liberou o estádio. Uma das alternativas do Santos, então, passou a ser a Arena Barueri. Contudo, ainda não há confirmação.


Logo A Tribuna