Conmebol escala árbitro venezuelano para o confronto entre Santos e Unión La Calera, na Vila

Membro do quadro da Fifa, Jesús Valenzuela foi o juiz do Peixe contra o Boca Juniors em 2021

Por: Bruno Lima  -  13/05/22  -  15:36
Jesús Valenzuela foi o árbitro da final da Recopa Sul-Americana entre Palmeiras e Athletico-PR
Jesús Valenzuela foi o árbitro da final da Recopa Sul-Americana entre Palmeiras e Athletico-PR   Foto: Cesar Greco/Flickr Palmeiras

A Conmebol definiu, nesta sexta-feira (13), que o árbitro venezuelano Jesús Valenzuela, membro do quadro da Fifa, será o responsável pelo apito no confronto entre Santos e Unión La Calera, do Chile, às 21h30 da próxima quarta-feira (18), na Vila Belmiro, pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O duelo colocará frente a frente os dois primeiros colocados do Grupo C.


Com 7 pontos, o Santos é o vice-líder da chave, enquanto o Unión La Calera é o primeiro colocado. Se vencer, o Peixe assume a ponta faltando apenas mais um jogo nessa fase. Porém, se for derrotado, o Alvinegro dá adeus à competição e vê o time chileno carimbar a classificação para as oitavas de final.


A partida diante do Unión La Calera será a segunda do Santos apitada por Valenzuela na carreira. No ano passado, o árbitro venezuelano de 38 anos apitou a vitória do Boca Juniors sobre o Peixe, por 2 a 0, na Bombonera, pela fase de grupos da Copa Libertadores. Ele nunca trabalhou em um jogo do time chileno.


O duelo na Vila Belmiro será o primeiro de Valenzuela nesta edição da Copa Sul-Americana. Entretanto, o árbitro já apitou cinco jogos da atual Copa Libertadores e foi o juiz da final da Recopa Sul-Americana entre Palmeiras e Athletico-PR, no Allianz Parque, em que o Verdão venceu por 2 a 0 e ficou com o título.


Em 2020, ele também foi o responsável por apitar a decisão da Copa Sul-Americana, que terminou com o título do Defensa y Justicia sobre o Lanús, ambos da Argentina, após uma vitória por 3 a 0.


Experiente, o venezuelano trabalhou em duas partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia e em cinco para o Mundial do Catar. Além disso, tem um jogo da Copa América de 2019 e dois na edição de 2021 - as duas realizadas no Brasil.


Considerando os 55 compromissos apitados por Valenzuela em competições organizadas pela Conmebol, ele tem 255 cartões amarelos aplicados - média de 4,6 por partida -, dois vermelhos e 17 pênaltis marcados.


Logo A Tribuna