Conmebol escala árbitro boliviano para apitar Universidad Católica e Santos pela Copa Sul-Americana

Membro do quadro da Fifa, Gery Vargas, de 41 anos, comandará o confronto em Quito

Por: Bruno Lima  -  29/04/22  -  18:43
Atualizado em 29/04/22 - 18:51
Gery Vargas tem média de 6,9 cartões amarelos por jogo na Libertadores e Sul-Americana
Gery Vargas tem média de 6,9 cartões amarelos por jogo na Libertadores e Sul-Americana   Foto: Cesar Greco/Palmeiras

A Conmebol definiu, nesta sexta-feira (29), que o árbitro boliviano Gery Vargas, de 41 anos, será o responsável pelo apito no confronto entre Universidad Católica e Santos, em Quito, às 21h30 da próxima quinta-feira (5), pela 4ª rodada da fase de Grupos da Copa Sul-Americana.


Árbitro boliviano no quadro da Fifa desde 2012, Gery irá trabalhar pela primeira vez em um jogo do Peixe e no segundo da Universidad Católica ao longo da carreira. O primeiro foi em 2020, quando o time equatoriano recebeu e venceu o Lanús, por 2 a 0, pela primeira eliminatória da Copa Sul-Americana.


Gery pode ser considerado um árbitro experiente. Ao todo, acumula 30 partidas apitadas em competições de clubes organizadas pela Conmebol, além de um duelo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.


Na ocasião, o boliviano trabalhou na vitória do Equador sobre a Venezuela, em Caracas, por 3 a 1.


O duelo em Quito será o quarto jogo dele nesta edição da Copa Sul-Americana. Os três primeiros foram a vitória por 4 a 0 do Atlético-GO sobre a LDU, em Goiânia, o empate por 1 a 1 entre Internacional e Guaireña, em Porto Alegre, e a vitória da LDU sobre o Defensa y Justícia, nesta quinta-feira (28), por 2 a 1, em Buenos Aires.


Na Libertadores deste ano, Gery apitou somente a vitória do Monagas, da Venezuela, sobre o Everton, do Chile, por 1 a 0.


Considerando apenas os compromissos válidos pela Copa Sul-Americana e Copa Libertadores, Gery aplicou 208 cartões amarelos - média de 6,9 por jogo - e seis vermelhos. Nessas duas competições, o boliviano assinalou 17 pênaltis.


Com quatro pontos em três jogos, Universidad Católica e Santos ocupam a segunda e a terceira colocação do Grupo C, respectivamente. O time de Quito, porém, leva vantagem no saldo de gols (1x0). Ambos estão atrás do líder Unión La Calera, que tem cinco, e à frente do Banfield, lanterna da chave com três.


Logo A Tribuna