Com 10 pontos, Santos vê risco de queda se repetir nas últimas rodadas do Campeonato Paulista

Apesar de ainda ter chances se classificar, Alvinegro luta contra a Série A2 do Estadual

Por: Bruno Lima  -  14/03/22  -  16:14
Atualizado em 15/03/22 - 00:44
Pelo segundo seguido o Santos pode chegar na última rodada ameaçado de queda
Pelo segundo seguido o Santos pode chegar na última rodada ameaçado de queda   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Um dos maiores desejos do torcedor do Santos para 2022 era que a equipe não sofresse nos principais campeonatos como sofreu em 2021. Contudo, o desempenho no Campeonato Paulista deste ano, a duas rodadas do fim da primeira fase, é idêntico ao do ano passado. Com apenas 10 pontos conquistados e na terceira colocação do Grupo D, o Alvinegro pode se classificar, mas, ao mesmo tempo, se vê novamente ameaçado de rebaixamento no Estadual.


Assim como em 2021, em dez rodadas o time da Vila Belmiro conquistou somente duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas.


A única diferença é que, neste ano, a equipe tem 10 gols marcados e 14 sofridos, contra 8 marcados e 16 sofridos no ano passado.


Caso não derrote a Ferroviária, quarta-feira (16), às 19 horas, em Araraquara, em jogo atrasado da 10ª rodada, os comandados de Fabián Bustos irão receber o Água Santa, sábado (19), às 16 horas, na Vila Belmiro, precisando de um empate ou de uma vitória para evitar o rebaixamento.


Em situação mais delicada do que o Santos na competição se encontra a Ponte Preta, lanterna do Grupo D - o mesmo do Peixe -, que tem apenas 8 pontos, mas também conta com dois triunfos - o número de vitórias é o primeiro critério de desempate da competição.


No último jogo que tem para fazer, a Macaca recebe o Ituano no Moisés Lucarelli, em Campinas, domingo, às 16 horas.


Apesar de ter dois jogos, a vida santista não deve ser fácil. Próximos adversários, Ferroviária e Água Santa, com 10 e 11 pontos, respectivamente, têm chances de classificação, mas também correm risco de queda. Ou seja, ambos entrarão em campo em busca de um objetivo e não apenas para cumprir tabela.


Para classificar

Sem chances de terminar a primeira fase na primeira colocação da chave, uma vez que o Red Bull Bragantino, com 19 pontos, já garantiu matematicamente essa condição, o Santos pode avançar às quarta de final vencendo os seus próximos compromissos.


Porém, diante de uma derrota para a Ferrinha, por exemplo, o Alvinegro passa a ser obrigado a vencer o Água Santa e torcer pelo triunfo da Inter de Limeira sobre Santo André, segundo colocado do grupo D, com 12 pontos, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André.


Logo A Tribuna