Atuações pelo Santos deixam Soteldo a um passo da Copa América

Com bons números pelo clube, venezuelano é favorito para estar na lista final de convocados

Por: Bruno Lima  -  11/05/19  -  12:58
  Foto: Ivan Storti/Santos FC

Contratado pelo Santos em janeiro deste ano do Huachipato, do Chile, por 3,5 milhões de dólares (R$ 13 milhões), o atacante Soteldo foi pré-convocado, nesta sexta-feira (10), pelo técnico da Venezuela, Rafael Dudamel, para a disputa da Copa América, que será realizada entre 14 de junho e 4 de julho, no Brasil.

A relação inicial tem 40 nomes, mas 17 serão cortados. Soteldo, que já foi chamado à seleção principal cinco vezes, dificilmente será descartado pelo treinador venezuelano. E para conquistar essa importância na equipe vinho tinto, o atleta do Peixe precisou aproveitar as 20 oportunidades que recebeu de Jorge Sampaoli no Santos.

Veloz e habilidoso, Soteldo tem sido usado regularmente pelo treinador argentino no lado esquerdo do ataque. Sua principal característica é criar jogadas para os seus companheiros concluírem. E, mesmo em fase de adaptação ao futebol brasileiro, ele tem executado bem essa função.

Desde que chegou ao Peixe, conforme dados do Footstats, o venezuelano foi o responsável por 24 passes para finalizações dos colegas de elenco. No entanto, apenas duas se converteram em assistências para gols.

Mas se engana quem pensa que Soteldo, de apenas 21 anos, se conforma em ser apenas o garçom do time. Nas 20 vezes em que esteve em campo, o atacante marcou três gols e tentou 35 finalizações, sendo que 15 delas pararam nas mãos dos goleiros adversários, e as outras 20 saíram pela linha de fundo.


Soteldo tem três gols e duas assistências com a camisa do Santos
Soteldo tem três gols e duas assistências com a camisa do Santos   Foto: Ivan Storti/Santos FC

O índice de acerto na troca de passes do camisa 10 santista também chama a atenção. Ao todo, Soteldo efetuou 369 passes, sendo 321 certos e apenas 48 errados. Isso representa um aproveitamento de 86%. 



É preciso evoluir

Soteldo, entretanto, precisa corrigir alguns pontos. O primeiro deles é em relação aos cartões amarelos. Em 2019 já são quatro. Duas dessas punições ocorreram nas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o que faz dele um dos jogadores pendurados para o jogo deste domingo (12), contra o Vasco, no Pacaembu, pela quarta rodada.

Já com a bola nos pés, o venezuelano precisa aprender a soltá-la no momento certo, ao invés de tentar um drible desnecessariamente, e melhorar os cruzamentos. Por jogar aberto pelo lado do campo, Soteldo acaba cruzando muitas vezes para a área.

Porém, o aproveitamento nesse fundamento não é positivo. Dos 70 cruzamentos feitos, apenas nove encontraram companheiros de equipe. Os outros 61 acabaram cortados pelas defesas rivais ou saíram sem direção.

Responsável por indicá-lo ao Santos, Sampaoli não se preocupa com os erros cometidos por Soteldo. Em recente entrevista coletiva, o treinador afirmou que o atleta, por conta da idade, ainda passa por evolução técnica e tática.


Logo A Tribuna