Árbitro volta à Vila pela 1ª vez após polêmica derrota do Santos para o Flamengo em 2020

No ano passado, Wilton Pereira Sampaio foi cornetado pelo argentino Lionel Messi

Por: Bruno Lima  -  22/04/22  -  18:39
Atualizado em 22/04/22 - 18:45
Wilton Pereira Sampaio não apita um jogo do Santos desde o confronto com o Flamengo em 2020
Wilton Pereira Sampaio não apita um jogo do Santos desde o confronto com o Flamengo em 2020   Foto: Cesar Greco/Flickr Palmeiras

A partida entre Santos e América-MG, domingo (24), às 16 horas, na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro será apitada pelo árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio. Será o primeiro jogo do Peixe com ele no apito desde a polêmica derrota alvinegra, por 1 a 0, para o Flamengo, na mesma Vila Belmiro, em agosto de 2020 pelo Brasileirão. Na ocasião, o juiz anulou dois gols santistas por impedimento e irritou alguns dirigentes, que foram cobrá-lo na saída do gramado.


Os gols em questão haviam sido marcados por Raniel e Marinho, logo nos 15 minutos iniciais do confronto. A decisão de Sampaio de anulá-los só foi tomada após dez minutos de paralisação do jogo - considerando os dois lances - para a checagem da equipe de arbitragem que estava na cabine do VAR e análise das imagens pelo próprio Sampaio.


Ao término do jogo, com a vitória Rubro-Negra conquistada graças ao gol marcado por Gabigol, Sampaio registrou na súmula que, no intervalo da partida, três representantes do Santos se posicionaram na boca do vestiário da arbitragem de campo para tirar satisfação em relação aos lances invalidados.


"Informo que após o encerramento do primeiro tempo, enquanto a equipe de arbitragem se dirigia ao seu vestiário, foi surpreendida dentro do gramado, próximo ao túnel de acesso, por três pessoas que adentraram ao gramado pelo vestiário da equipe do Santos e se dirigiram em direção à equipe de arbitragem de maneira ostensiva, gritando as seguintes palavras repetidas vezes: 'Tiraram dois gols nossos. O VAR está tomando conta dessa merda. Eles querem mandar no jogo'. Informo ainda que não foi possível identificar com clareza os autores de cada protesto, pois eles estavam gritando todos ao mesmo tempo", escreveu o árbitro.


Posteriormente, as três pessoas citadas foram identificadas como Matheus Rodrigues e Pedro Dória, membros do Comitê de Gestão do Santos na época, e o ex-gerente de futebol do Peixe Jorge Andrade.


Cornetado por Messi


Pouco mais de um ano depois, foi a vez de Lionel Messi se irritar com a arbitragem de Sampaio. Após a vitória da Argentina sobre o Peru, por 1 a 0, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, o camisa 10 argentino usou as suas redes sociais para comemorar o triunfo e reclamar do juiz brasileiro que apitou aquele confronto.


"Partida dura, difícil de jogar. Muito vento, eles (peruanos) todos atrás, deixando pouco espaço. O árbitro sempre que nos dirige faz o mesmo, parece que faz de propósito. Mas, bem, três pontos importantes que nos aproximam do objetivo", postou Messi.


A escalação de Sampaio para o confronto deste domingo ocorre em momento em que o Peixe alega ter sido prejudicado por marcações da arbitragem nos dois primeiros compromissos do Campeonato Brasileiro e no primeiro duelo da terceira fase da Copa do Brasil.


Logo A Tribuna