Portuguesa Santista de cara nova a um mês da estreia no Paulista Série A2

Dos 22 atletas, 16 são novidade na equipe

Por: Régis Querino & Da Redação &  -  21/12/19  -  12:05
Técnico da Portuguesa Santista demonstrou preocupação com saúde dos atletas
Técnico da Portuguesa Santista demonstrou preocupação com saúde dos atletas   Foto: Alexsander Ferraz / AT

Um elenco rejuvenescido, com 16 caras novas e outras que ainda podem chegar. Essa é a Briosa versão 2020, que tem treinado em ritmo acelerado sob o comando do técnico Sérgio Guedes. Afinal, falta um mês para a estreia na Série A2 do Campeonato Paulista: dia 22 de janeiro, contra o Sertãozinho, fora de casa.


Do elenco atual, formado por 22 jogadores, o torcedor rubro-verde encontrará cinco remanescentes da equipe que chegou às quartas de final da Série A2 deste ano: os laterais Rafael Ferro e Rômulo, o volante Diogo Lopes, o meia Rayllan e o atacante Wendell. E o goleiro Cleyton, que defendeu o clube na Série A3, em 2018.


Os outros 16 atletas foram selecionados por Guedes e incluem jogadores jovens, como o meio-campo Gabriel Terra, de 22 anos, com passagem por América-MG e Paulista de Jundiaí, e mais experientes, como o lateral-direito Luis Felipe, 28, que defendeu Palmeiras e Benfica.


“Rejuvenescemos um pouco o time e equiparamos a qualidade técnica. A gente entende que nesse ano a reposição não substituiu à altura. Estamos montando um time de boa qualidade que vai satisfazer a torcida”, avaliou Guedes.


Programação


A Portuguesa pode inscrever 26 jogadores na Série A2 e a ideia do treinador é ter mais um goleiro e três jogadores de linha, com prioridade para o ataque. O meia Carlos Alberto, que estava emprestado ao Remo e se recupera de uma insuficiência medular aguda, pode retornar ao time.


Nos preparativos para a estreia na segunda divisão, a equipe deve fazer um jogo-treino na próxima semana, ainda sem adversário e data definidos. Os jogadores terão alguns dias de folga para as festas de final de ano: da tarde do dia 23 até a tarde do dia 26 e do dia 30 a 2 de janeiro.


De 5 a 13 de janeiro, o time vai a Santa Rita do Passa Quatro, interior paulista, participar de um torneio. “Temos jogos marcados contra Comercial de Ribeirão Preto, que vai jogar a A3, e um time da cidade, que promove o torneio para arrecadar dinheiro para o Hospital do Câncer local”, disse Guedes.


Com a meta de formar um time “para incomodar”, o técnico salientou que a Briosa vai brigar na parte de cima da tabela.


“A ideia é fazer um time que faça um campeonato seguro. Partindo daí, ficar entre os oito. Se sentir que estamos brigando, é ficar entre os quatro pra ter vantagens na fase derradeira”, apostou Guedes.


Logo A Tribuna