Portuguesa quer 'demarcar território' em jogo no ABC

Apontado pelo técnico Sérgio Guedes como uma das forças da Série A2, São Bernardo é o desafio da Briosa neste sábado (22), às 15 horas

Por: Régis Querino  -  22/02/20  -  12:39
Portuguesa vai a São Bernardo embalada pela vitória do último domingo sobre o São Bento, de virada
Portuguesa vai a São Bernardo embalada pela vitória do último domingo sobre o São Bento, de virada   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Portuguesa Santista faz neste sábado (22), às 15 horas, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, um jogo para “demarcar território” na competição, de acordo com o técnico Sérgio Guedes. A Briosa e o São Bernardo têm 14 pontos, mas a Rubro-Verde é a vice-líder da Série A2 do Campeonato Paulista, pois marcou um gol a mais do que o rival desta oitava rodada. O líder é o Monte Azul, que na sexta (21) goleou o Atibaia por 6 a 0, em Monte Azul. 


“Uma vitória encaminha a nossa classificação. Me atrevo a dizer que em sete jogos (que o time ainda fará na primeira fase), teríamos que fazer mais cinco pontos”, calcula o treinador, fazendo as contas para o time avançar às quartas de final. 


Pelas contas de Guedes, vencendo o São Bernardo e somando mais cinco pontos, a Briosa chegaria a 22 pontos. Na Série A2 2019, o Taubaté, oitavo colocado e último classificado ao mata-mata das quartas, fez 19 pontos. 


Apesar da confiança em seu elenco, o técnico sabe que o jogo será uma pedreira. “O São Bernardo não montou um time para subir, mas para ganhar o campeonato”, diz Guedes, frisando que o rival conta com um grande investidor. 


Como a Portuguesa tem um orçamento modesto, ele aposta no bom ambiente no clube para balancear as forças contra adversários de maior poderio financeiro.


“Confio muito neles (jogadores), na superação. Enquanto alguns clubes estão contratando, nós estamos neste processo de construção de um sonho. Coisa que no futebol ficou no tempo, mas que nos times pelos quais eu passo, acontece”. 


A equipe


Com a segunda melhor defesa e o terceiro melhor ataque da A2, a Briosa tem um desfalque contra o São Bernardo: o volante Tauã, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. As opções para o setor são Emerson Guioto, João Cleriston e Diogo. 


O provável time no ABC deve ser: João Lucas; Ferro, Brumati, João Gabriel e Rômulo; Rayllan, Guioto (Cleriston ou Diogo) e Gabriel Terra; Galego, Kalil e Santiago. 


Após a partida, o time ganha folga e deve se reapresentar na segunda-feira (24). O próximo jogo da Briosa será no domingo, dia 1º de março, às 10 horas, em casa, contra o Taubaté, mas o “desfile” do elenco no Carnaval será nos treinamentos em Ulrico Mursa e no Portuários. 


Logo A Tribuna