Morre, aos 72 anos, João Carlos, um dos principais jogadores da Portuguesa Santista

Ex-quarto-zagueiro também foi tricampeão paulista e bicampeão brasileiro com o Palmeiras. Velório será no Memorial

Por: Por ATribuna.com.br  -  25/02/20  -  20:12

Morreu, nesta terça-feira (25), aos 72 anos, o ex-quarto-zagueiro João Carlos, um dos principais jogadores da história da Portuguesa Santista. 


Primeiro clube que defendeu, a Briosa decretou luto oficial por três dias e bandeira a meio-mastro. O velório será realizado nesta terça, no Memorial, em Santos, a partir das 22h. O sepultamento está marcado para às 14h de quarta-feira (26).


Nascido em Santos, João Carlos começou sua carreira profissional no futebol em 1965. Depois de mais de cinco anos atuando com a camisa rubro-verde, ele chamou a atenção do Palmeiras e foi contratado pelo time do Palestra Itália.


João Carlos, terceiro jogador da fileira de trás, da esquerda para a direita, era muito querido na Portuguesa Santista
João Carlos, terceiro jogador da fileira de trás, da esquerda para a direita, era muito querido na Portuguesa Santista   Foto: Arquivo pessoal

Com o Verdão, João Carlos foi tricampeão paulista e bicampeão brasileiro na década de 70. O ex-zagueiro era um curinga e homem de confiança do famoso técnico Oswaldo Brandão, atuando, também, como lateral-direito. Ele ainda jogou no Juventus da Mooca e no Sport, do Recife.


Foi onde tudo começou que João Carlos encerrou sua trajetória dentro das quatro linhas, em 1979. Durante suas passagens pela Briosa, foi capitão e era muito querido por seus companheiros de time e por todos no clube.


Aposentado dos gramados, João Carlos nunca se distanciou da Briosa. Fazia sempre questão de participar dos encontros de veteranos e, carinhosamente, ainda era chamado de "capitão" pelos ex-jogadores que ao lado dele jogaram.


E o carinho não se limitava a ex-atletas da Portuguesa Santista. João Carlos mantinha amizade com Emerson Leão, Dudu, Luís Pereira e Ademir da Guia dos tempos de Palmeiras.


João Carlos, terceiro da esquerda para a direita, em pé, no time do Palmeiras de 1974
João Carlos, terceiro da esquerda para a direita, em pé, no time do Palmeiras de 1974   Foto: Divulgação

Logo A Tribuna