Irregular, Portuguesa Santista empata sem gols com o Atibaia pela Série A2

Com apenas um ponto em dois jogos, Briosa figura no pelotão de baixo da tabela, provisoriamente em 13º lugar

Por: Régis Querino  -  26/01/20  -  15:15
Atualizado em 26/01/20 - 15:20
  Foto: Douglas Teixeira

Em bela manhã de sol neste domingo (26), aniversário de 474 anos da cidade de Santos, a Portuguesa Santista não conseguiu dar o seu presente à cidade e à torcida rubro-verde. Em jogo disputado, mas de baixo nível técnico, empatou sem gols com o Atibaia, pela segunda rodada da Série A2 do Campeonato Paulista.


Com apenas um ponto em dois jogos, o time figura no pelotão de baixo da classificação. A Briosa volta a campo na próxima quarta-feira (29), às 19h, contra o Audax, no Estádio José Liberatti, em Osasco.


O jogo começou pegado, com as duas equipesmarcando forte. Sem muitos espaços para trabalhar a bola, a primeira oportunidade da Portuguesa foi num tiro de fora da área do lateral-esquerdo Matheus Leal, que saiu à esquerda do gol de Gustavo, assustando o goleiro do Atibaia.


Aos poucos, a Briosa foi tomando conta do jogo. Com boa articulação no meio-campo, o time de Sérgio Guedes foi encurralando o rival. Aos 22, a Briosa desperdiçou a melhor chance da etapa inicial. Barboza desceu pela direita e deu bela assistência para Santiago dentro da área.


O atacante fez cruzamento preciso para Juazeiro, que de frente para o gol, quase da linha da pequena área, pegou mal na bola e o goleiro Gustavo, com um tapa, evitou o gol da Santista.


A pressão continuou, e aos 26, em batida de escanteio curto, Santiago recebeu dentro da área e cruzou para cabeçada firme do zagueiro Borges, que passou perto do gol.


Após a parada técnica, em razão do forte calor, o Atibaia equilibrou o jogo. Chegou até a marcar, aos 45 minutos, mas o árbitroThiago Lourenço de Mattos anulou após marcação de impedimento pelo assistente. Na jogada, Danilo se livrou da marcação e rolou para Daniel bater, mas a bola foi desviada por Ronaldo, que estava em posição ilegal. Na comemoração, ele tirou a camisa e levou o cartão amarelo.


A Briosa ainda teve grande chance nos acréscimos, quando Rafael Ferro cruzou para Barboza. O meia demorou para bater e foi travado pelo defensor do Atibaia no momento do arremate. O lateral da equipe rubro-verde se irritou com a grande chance perdida e chegou a tirar e atirar a faixa de capitão no gramado.


Portuguesa Santista ficou no empate com o Atibaia
Portuguesa Santista ficou no empate com o Atibaia   Foto: Douglas Teixeira

Segundo tempo


A Portuguesa voltou para o segundo tempo com uma alteração, com a saída do meio-campista João Cleriston e a entrada de Galego. Mas foi o Atibaia que quase abriu o placar, não fosse o zagueiro Brumati, que salvou quase em cima da linha um chute de Gian.


A Briosa respondeu aos 12, com bela metida de bola de Barboza para Galego, que invadiu a área pela direita e bateu cruzado, mas a bola saiu à direita do gol de Gustavo, que minutos antes havia levado cartão amarelo por fazer cera.


Aos 18, o atacante Wallace, que havia entrado em lugar de Daniel, bateu de primeira ao receber cruzamento de Judson, dando um susto na torcida santista, mas o tiro saiu à esquerda do gol de João Lucas.


A atuação irregular da Portuguesa dividia os torcedores. Enquanto alguns incentivavam, outros, irritados, pediam para Sérgio Guedes mexer no time. E o treinador ouviu o coro dos insatisfeitos. Sacou Léo Costa para a entrada de Rômulo. No Atibaia, o técnico Wilson Júnior tirou o capitão Judson para a entrada de Dudu.


Apesar das alterações, o jogo continuou equilibrado e o forte calor era mais um adversário a enfrentar na ensolarada manhã domingueira no Ulrico Mursa.


Sérgio Guedes ainda deu a última cartada, tirando Santiago para a entrada de Gabriel Terra, mas na melhor chance da Briosa, Rafael Ferro recebeu passe na área e bateu, para grande defesa de Gustavo, aos 44 minutos.


O empate sem gols frustrou os 1.631 pagantes que prestigiaram o primeiro jogo da equipe em casa na temporada 2020.


Ficha técnica


Portuguesa Santista 0 x 0 Atibaia


Segunda rodada da Série A2 do Campeonato Paulista


26 de janeiro de 2020


Estádio Ulrico Mursa


Escalações:


Portuguesa: João Lucas; Rafael Ferro, Brumati, Borges e Matheus Leal; Tauã, João Cleriston (Galego), Léo Costa (Rômulo) e Barboza; Santiago (Gabriel Terra) e Juazeiro. Técnico: Sérgio Guedes


Atibaia: Gustavo; Vinicius, Everton, Igor e Willian; Thiago, Gian ,Judson (Dudu) e Danilo; Daniel (Wallace) e Ronaldo. Técnico: Wilson Júnior


Árbitro:Thiago Lourenço de Mattos


Cartões amarelos: Ronaldo, Gustavo, Thiago (Atibaia), Tauã (Portuguesa)


Renda:R$ 24.690


Público: 1.631 pagantes


Logo A Tribuna