Fernando Alonso é punido, perde posições e cai para nono lugar no GP do Canadá

Piloto largou em segundo no grid em Montreal, e havia terminado em sétimo lugar

Por: Estadão Conteúdo  -  20/06/22  -  00:01
 Piloto largou em segundo no grid em Montreal
Piloto largou em segundo no grid em Montreal   Foto: Divulgação/Cetilar Racing

O final de semana promissor de Fernando Alonso não terminou da melhor maneira. Após largar em segundo no grid do Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, e terminar o GP do Canadá apenas em sétimo lugar, o bicampeão da Fórmula 1 foi punido pelos comissários e caiu para a nona colocação. Isso por causa da forma como ele ziguezagueou à frente de Valtteri Bottas para defender a posição, em um momento no qual o finlandês o ameaçava intensamente.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Assim que a corrida terminou, o espanhol da Alpine foi chamado à sala dos comissários para participar de uma audiência junto com Bottas. "Com o exame de evidências em vídeo e a telemetria de ambos os pilotos, foi possível constatar que espanhol mudou de direção mais de uma vez enquanto defendia uma posição", comunicou a Fórmula 1. Com a decisão, Bottas subiu para sétimo e Zhou Guanyu para oitavo.


Alonso já venceu o GP do Canadá há muito tempo, em 2006, ano em que foi campeão da modalidade, além de já ter feito um terceiro lugar em 2010 e alcançando a segundo posição em 2013. A esperança de voltar ao pódio canadense foi alimentada depois que o bicampeão fez o segundo melhor tempo do Q3 de sábado e largou na vice-liderança no domingo.


Apesar do bom desempenho no treino classificatório, o piloto, foi cauteloso antes da corrida e disse que considerava "irreal" a possibilidade de bater de frente com Verstappen e vencer a prova. Ele também afirmou que achava muito difícil até mesmo ficar entre os três primeiros e sinalizou que ficaram contente com um Top 5.


O final da história foi pior do que o imaginado. Alonso foi ultrapassado rapidamente por Sainz após a largada e foi perdendo mais posições ao longo da corrida, até terminar em sétimo. A situação ficou complicada porque ele teve de lidar com um problema no motor durante a maior parte do tempo.


"Penso que, neste fim de semana, merecíamos mais do que a nona posição, mas ainda é bom para ambos os carros pontuarem no final No final, perdemos uma grande oportunidade de lutar por um pódio em potencial, pois senti que tinha ritmo para fazê-lo", lamentou o espanhol, que terminou atrás do companheiro Esteban Ocon, sexto colocado.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna