Atleta de vôlei do litoral de SP ganha chance no exterior após surpreender treinadores com vídeos

Jovem de 20 anos defenderá universidade canadense na temporada 2021/2022

Por: Bruno Almeida  -  26/08/21  -  08:19
 Atleta já tem conquistas por várias cidades de SP
Atleta já tem conquistas por várias cidades de SP   Foto: Arquivo pessoal

O jovem de 20 anos Diego Mattaus Davide Miranda Policarpo, morador de Itanhaém, no litoral de São Paulo, deve realizar o sonho de jogar voleibol fora do país. Ele usou a internet para publicar vídeos dos próprios treinos e, após chamar a atenção do College of the Rockies, uma faculdade pública comunitária, localizada no sudeste da Colúmbia Britânica, no Canadá, foi selecionado para defender a universidade na temporada 2021/2022.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Diego começou a jogar vôlei com 14 anos, na escolinha municipal de Itanhaém. Ele iniciou no esporte pensando em outra modalidade, mas mudou de ideia no meio do percurso. "Entrei para adquirir impulsão no futebol, mas acabei gostando e continuei", lembra.


Poucos anos depois, após uma boa temporada pela cidade de São Caetano do Sul, em 2019, Diego montou um vídeo com seus melhores lances. "Percebi que um técnico do Canadá me seguiu no Instagram e aproveitei o vídeo que tinha feito para enviar através de um e-mail para a faculdade dele. Eles me responderam e ganhei a bolsa para estudar e jogar vôlei".


Segundo o ex-técnico do atleta, Leandro Menezes, Diego sempre foi um menino "muito brincalhão e extrovertido, mas muito focado quando o negócio era mais sério". Com responsabilidade e pensamento coletivo, Diego e Leandro criaram, com o passar do tempo, "um laço de amizade muito forte. Acompanho a trajetória dele até hoje, até porque, quando jogava por aqui, sempre era um dos destaques da equipe".


Conquistas no Brasil
Apesar da pouca idade, Diego já competiu e morou fora da cidade algumas vezes. "Joguei por Itanhaém em 2015 e 2016, fui jogar em São Caetano morando em alojamento de 2017 a 2019. Joguei por Santo André em 2020, e fui Campeão do Campeonato Paulista sub 21".


"Também fui Campeão dos Jogos Abertos sub 21, em 2018, terceiro colocado nos Jogos Regionais 2018 e o mais importante Campeão Paulista sub 21 em 2020. Cheguei a participar da copa TV Tribuna em 2016, e fiquei em 3° lugar da prata", conta Diego.


Inspirações
O jovem afirma gostar muito do estilo de jogo do Giba, que atuou na posição de atacante de ponta e conquistou diversos títulos pela Seleção Brasileira. "Apesar de ser um atleta considerado baixo para o vôlei, ele foi considerado um dos maiores jogadores do mundo pela qualidade em quadra"


Fora do Brasil, um jogador da atualidade que inspira o jovem é o ponteiro dos Estados Unidos, Taylor Sander. "Tento me espelhar em sua velocidade de bola e potência de ataque".


"Continuarei focado no vôlei agregado aos estudos, espero adquirir bastante experiência morando fora do país para crescer como pessoa e profissionalmente, pretendo sempre continuar jogando vôlei, é um esporte que eu amo".


Escolhinhas municipais
As escolinhas são uma parceira entre a Prefeitura Municipal de Itanhaém com a Associação de Voleibol do Litoral Sul (Avls). As aulas gratuitas atendem todas as categorias desde a iniciação até idosos.


As inscrições podem ser feitas via email voleibolavls@gmail.com, enviando nome, idade e bairro em que reside, ou presencialmente no Departamento de Esportes de Itanhaém, na Rua Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. Os atletas cadastrados são designados ao núcleo mais próximo da sua residência.


 Jovem vai defender universidade no Canadá, após representantes gostarem de treinos gravados em vídeo
Jovem vai defender universidade no Canadá, após representantes gostarem de treinos gravados em vídeo   Foto: Arquivo pessoal

Tudo sobre:
Logo A Tribuna