Técnico de Guarujá busca título estadual no Paraná

Jorge Castilho comanda o Maringá, finalista no torneio estadual, contra o Coritiba

Por: Fábio Rocha*  -  30/03/22  -  09:57
Jorge Castilho, o Buiú, começou como auxiliar, virou treinador interino e agora chega à decisão à frente do time
Jorge Castilho, o Buiú, começou como auxiliar, virou treinador interino e agora chega à decisão à frente do time   Foto: Divulgação

O Maringá, finalista do Campeonato Paranaense, tem um treinador conhecido na Baixada Santista. O técnico Jorge Castilho, o Buiu, é de Guarujá, com passagens pela base da Portuguesa Santista. Ele chegou ao clube do Paraná em 2020, como auxiliar técnico, mas acabou trabalhando como interino.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Em 2022, a diretoria resolveu promover Castilho a técnico principal pela primeira vez e deu certo. A equipe chegou à decisão do paranaense e enfrenta o Coritiba hoje e no domingo. “Já colocamos nosso nome na história do clube”, diz o técnico sobre a campanha do Maringá, que há oito anos não chegava à final da competição.


O treinador começou em 2012 no sub-17 da Portuguesa Santista, mas ficou por apenas quatro partidas. No ano seguinte, foi auxiliar no São Vicente no primeiro semestre e, no segundo, foi para a AD Guarujá, nas categorias de base. Em 2014, assumiu a equipe principal da ADG e, de 2015 a 2018, continuou cuidando da base.


Desde a chegada ao clube paranaense, essa foi a primeira oportunidade como técnico principal da equipe e com possibilidade de fazer uma boa pré-temporada. Castilho tem boas expectativas para a final e afirma que a equipe está bem preparada. “A nossa ideia é sair com um resultado positivo da nossa casa, e já estamos trabalhando para isso”.


O Maringá, após o Estadual, fica sem calendário. Com isso, Jorge Castilho espera propostas para o segundo semestre. “A gente espera receber alguma proposta, mas a ideia é voltar para Maringá no final do ano para iniciar a temporada de 2023, caso se chegue a um acordo”, afirma o treinador.


Baixada em peso
Além do técnico, Maringá conta com dois atletas de Guarujá. Ronald e Vilar formam a dupla de zaga titular da equipe. “Em 2020, eu trouxe o Vilar que era uma promessa, e esse ano trouxemos o Ronald”, explicou Castilho.


(*) Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Eduardo Cavalcanti e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna