Nathan Torquato comemora vitória no Pan-Americano de Parataekwondo: 'Performance excelente'

Técnico Rodney Saraiva fala sobre conquistas e dificuldades de treinos do atleta da Baixada Santista durante a pandemia

Por: Carlos da Hora  -  05/06/21  -  10:28
  Paratleta trouxe o troféu de campeão para o Brasil
Paratleta trouxe o troféu de campeão para o Brasil   Foto: Divulgação/FUPES

O paratleta de Praia Grande, Nathan Torquato, venceu na quinta-feira (3), o Pan-Americano Aberto de Parataekwondo, que ocorreu no México.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Vale lembrar que o atleta da equipe Fupes, que compete na categoria até 61 quilos, é o 5º colocado do ranking mundial e já está classificado para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. "Esta é a primeira competição depois de quase um ano e meio parado, sem torneios, tive uma performance excelente, me consagrei campeão após vencer a final por nocaute técnico", disse.


Agora, Torquato treina em São Paulo e depois viaja para o Líbano, onde participa do Aberto da Ásia, que acontece entre os dias 11 e 15 de junho.


"Essas competições servem como preparação para os Jogos Paralímpicos, então tem um peso muito grande. Estou feliz demais com o momento e tudo que vem acontecendo na minha carreira".


Mais uma medalha


A atleta Leonor Dias, que também representa o time de Santos, também teve um ótimo desempenho no campeonato Pan-Americano de Taekwondo. Atualmente, ela é a 13ª colocada no ranking mundial.


  Leonor Dias ficou com o vice-campeonato em sua categoria
Leonor Dias ficou com o vice-campeonato em sua categoria   Foto: Divulgação/FUPES

Na categoria até 53kg, ela garantiu a medalha de prata para o Brasil. Ao todo, o país conseguiu seis medalhas na segunda etapa da competição, sendo: dois ouros, duas pratas e dois bronzes.


Emoção


Em contato com A Tribuna, o técnico Rodney Saraiva, responsável pelo treinamento de ambos, falou sobre as dificuldades dos treinos durante a pandemia. "É uma emoção muito grande ter atletas como Leonor e Nathan dedicados e focados passamos esse tempo todo da pandemia com treinos on line e quando liberado treinamos na praia ou na areia ou no calçadão somente nesses últimos 15 dias que conseguimos treinar no tatame fizemos da adversidade e das dificuldades a resiliência para termos mais força e conquistarmos nos nossos objetivos os dois foram brilhantes e o trabalho continua sempre em busca da excelência.


Logo A Tribuna