Usuárias de UBS de Peruíbe reivindicam mais agilidade no agendamento de consultas

Munícipes dizem que chegam a esperar mais de um mês para conseguir marcar consultas

Por: Liliane Souza  -  10/10/20  -  16:55
CDHU atenderá a 207 famílias em situação irregular em Peruíbe
CDHU atenderá a 207 famílias em situação irregular em Peruíbe   Foto: Carlos Nogueira/AT

Peruíbe conta atualmente com 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender a população, que é estimada em 69.001 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo munícipes ouvidas por ATribuna.com.br, é preciso mais investimento na rede pública de saúde para que os usuários não precisem esperar tanto tempo para conseguir marcar consultas.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com a prefeitura, o tempo médio de espera para marcação de consultas é de 15 dias, em casos não urgentes. Usuárias das unidades de saúde, porém, dizem que o prazo é maior.


“As consultas demoram bastante. Quando você consegue é só para daqui a um mês ou mais”, conta a diarista Nucia Regina Centeno, de 51 anos, que frequenta a UBS Posto Torre, no Bairro dos Prados


Ela diz que o atendimento do local é bom, mas é preciso investir em melhorias no prédio da unidade.


Tendo em conta a proximidade da eleição municipal, Nucia pede que a gestão que assumirá a administração do município a partir de 2021 dê mais atenção à área da saúde. “Espero que se organizem melhor e coloquem mais médicos. E que não esqueçam da saúde da nossa cidade, pois está bem abandonada”.


Quando precisa passar por alguma consulta médica, a gerente de loja Maria Leovania, de 45 anos, também recorre à rede pública de saúde. Segundo ela, a demora para conseguir marcar consulta também é comum na UBS Parque do Trevo, na Vila Erminda, onde o tempo de espera costuma ser de 40 dias ou mais.


Usuária da unidade, a munícipe sugere que o poder público invista mais na rede básica de saúde para que a população consiga marcar consultas com mais rapidez, principalmente idosos e munícipes com doenças crônicas.


“O atendimento é à base de triagem. O que pode melhorar é o interesse dos agentes de saúde para passarem informações e facilitar a vida de quem precisa. É difícil esperar resultados positivos da nova gestão. Todas as gestões foram fracassos em saúde pública”, comenta.


Unidades básicas de saúde


Segundo a prefeitura de Peruíbe, cada uma das 11 UBS do município atende de 100 a 120 pacientes por dia. A municipalidade informa que o tempo médio de espera para a realização de exames não urgentes é de até uma semana. Já os exames urgentes são realizados no dia de coleta mais próximo.


As unidades realizam exames laboratoriais em geral e papanicolau, e contam com o atendimento de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, além de equipes para casos de hipertensão, diabetes e cirurgia vascular


Logo A Tribuna