TSE lança campanha 'Nunca é cedo para fazer a diferença', voltada para jovens
Nova campanha da Justiça Eleitoral busca mostrar que é possível ser líder, apesar da pouca idade e busca nas redes trazer engajamento aos jovens eleitores.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha para atrair jovens eleitores para participarem da vida pública e política do Brasil. Isso porque o eleitor com idade entre 16 e 17 anos não é obrigado a participar do processo eleitoral. O sufrágio passa a ser obrigatório quando o eleitor completa 18 anos.
A nova campanha do TSE vai até 29 de novembro, dia do segundo turno das Eleições Municipais de 2020. A ação de comunicação, que vai ao ar nas redes sociais do Tribunal, no rádio e na televisão busca inspirar jovens de 16 a 29 anos a perceberem que é possível ser uma liderança política, mesmo tendo pouca idade.
Hoje, o Brasil conta com 1.310.194 jovens eleitores com voto facultativo, entre 16 e 17 anos.
Incentivar o maior engajamento de jovens no debate político do país é uma das metas buscadas pela Justiça Eleitoral. Para o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a participação da população abaixo dos 30 anos na vida pública é um dos fatores que contribuem para fortalecer a democracia e aumentar a riqueza dos debates sobre os desafios e problemas nacionais.
“O ativismo das novas gerações é forte nas redes sociais, mas é na política que ele pode ganhar a sua maior expressão. Incentivamos a ocupação em cargos eletivos por jovens idealistas e patriotas, em nome da renovação, da realização de projetos que precisam de coragem e de um novo olhar para a criação de leis e iniciativas em favor de um país mais justo e igualitário”, destaca o presidente do TSE. (Com informações da Comunicação do TSE)
Engajamento entre os jovens
O TSE fechou uma parceria com o aplicativo TikTok para o combate à disseminação de Fake News na plataforma durante as eleições municipais deste ano.
Enquanto nos Estados Unidos o governo está numa cruzada contra o aplicativo de vídeos curtos, aqui no Brasil o TSE criou uma conta oficial na plataforma para poder divulgar dados sobre o pleito e tentar se aproximar da parcela mais jovem do eleitorado.
"O Tribunal Superior Eleitoral criou a sua conta oficial no TikTok e eu fiz uma manifestação, não pude dançar, porque não estou podendo, mas fiz uma manifestação voltada para o público do TikTok com o impulso de mobilizar as pessoas jovens, não necessariamente para política, mas para ser cidadãos ativos, que pensem o mundo e ajudam a fazer diagnósticos e encontrar soluções", brincou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.
O ministro afirmou que o aplicativo vem se destacando nos últimos meses e ganhando espaço entre o público mais jovem.
"O TikTok chega com grande força a esse mundo das redes sociais, um mundo predominantemente jovem, e nós temos grande interesse em ter acesso a esse público, para se interessarem pelo Brasil", afirma o presidente do TSE.