Ivan Sartori espera crescer e brigar pela prefeitura de Santos com apoio de Bolsonaro

Candidato do PSD à Prefeitura de Santos diz ter apoio “enfático, mas sutil” do presidente

Por: Rafael Motta & Da Redação &  -  06/10/20  -  15:23
Atualizado em 06/10/20 - 15:40
Em 22 de setembro, Sartori foi recebido por Bolsonaro
Em 22 de setembro, Sartori foi recebido por Bolsonaro   Foto: Reprodução/Facebook

“Enfático, mas de forma sutil”, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), manifestou apoio à candidatura do desembargador aposentado Ivan Sartori (PSD) à Prefeitura de Santos. Assim diz o próprio postulante, ao apostar que a possível participação presidencial em sua campanha fará “muita diferença” em seu desempenho eleitoral.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A coluna Dia a Dia de 25 de setembro noticiou que, sem citar nomes, Bolsonaro admitira na véspera que poderia fazer campanha para concorrentes ao Executivo e decidiu quem apoiaria em Santos (“uma pessoa que é conhecida de todo mundo”), Manaus (AM) e São Paulo. No dia seguinte, também na coluna, foi revelada uma reunião entre o presidente e Sartori, no dia 22, em Brasília.


“Ele fez referência ao meu julgamento do Carandiru”, declarou Sartori para A Tribuna, ontem, em alusão a um vídeo de 2016. Ali, Bolsonaro o elogiava por ter anulado os julgamentos de 74 policiais, que tinham sido condenados pelo massacre na extinta Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, em 1992.


Agora, a menos de dois meses do primeiro turno das eleições municipais, o que há é um “entendimento um pouco mais sutil” de que o presidente apoiará sua candidatura ao Palácio José Bonifácio. E “não sei ainda” como nem quando ele manifestará sua simpatia ao ex-presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de forma aberta.


“Ele (Bolsonaro) não falou isso (abertamente). Acenou positivamente. Ia pensar e estudar. (...) Espero que haja apoio mais concreto mais para a frente, mas é ele quem sabe. Há os interesses da nação. Não cobro nada”, declara.


Ivan Sartori considera relevante ter o apoio presidencial porque “Bolsonaro tem larga aceitação da maioria dos brasileiros” e em Santos, que “tem viés conservador”. No segundo turno da eleição de 2018, o presidente teve 71,4% dos votos na Cidade, somente abaixo de Praia Grande (72,3%).


Em 20 de setembro, no primeiro levantamento do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) sobre as intenções de voto à Prefeitura santista com os 16 nomes definidos, 15,6% dos 800 entrevistados responderam que “com certeza” votariam em um candidato apoiado por Bolsonaro, e 23,7% poderiam votar. Outros 46,7% não votariam “de jeito nenhum” num indicado pelo presidente.


Na sondagem, Sartori apareceu em nono lugar, com 0,9% das preferências.


NO PARTIDO


O presidente do PSD em Santos, Marcelo Teixeira Filho, não quis tratar do apoio de Jair Bolsonaro a Ivan Sartori. Disse que o partido tem “entendimento importante de que haja apoio tanto do Governo Estadual quanto do Governo Federal” à candidatura.


A Tribuna apurou que a escolha do nome de Sartori teve influência da Executiva Nacional, que procura manter independência do Governo – a despeito de o ministro das Comunicações, Fábio Faria, ser deputado federal licenciado pelo PSD. O presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, não se pronunciou até as 22 horas.


Logo A Tribuna