Instabilidade no e-Título faz eleitor votar de última hora em Santos

Marcel Ornelas compareceu 15 minutos antes do final da votação, em uma universidade que abriga a zona 118

Por: Carolina Faccioli  -  16/11/20  -  00:31
Ao final do dia de votação, portão da Universidade ficou com a passagem reduzida
Ao final do dia de votação, portão da Universidade ficou com a passagem reduzida   Foto: ATribuna

Diversos eleitores tiveram problemas ao acessar o aplicativo do e-Título, para justificar o voto durante as eleições deste domingo (15). Um desses eleitores foi Marcel Ornelas, de 30 anos, de Santos, que preferiu arriscar e vir de última hora votar nos postulantes ao cargo de prefeito e vereador. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Ele conta que foi de última hora porque não se sentiu seguro para frequentar os lugares, por conta da pandemia, mas não viu outra alternativa "Eu não ia vir por conta da questão da pandemia, pois tenho alguns receios, mas quando eu vi que o site estava dando indisponível e travando, vi que não ia conseguir nem justificar, aí preferi vir de última hora. Tentei até o último instante, mas não deu. Aí eu falei 'eu vou, porque vai que eu não consigo justificar ou pagar multa', para não ter nenhum bloqueio dos meus dados", relatou. 


Apesar dos receios, Ornelas reconheceu que o local de votação estava tranquilo, pelo menos no final do dia, e que não viu aglomeração. Apesar de ter conseguido votar, ele não se sente motivado com a política atual. "Eu acho que, como estão aumentando os casos de covid, não deveria ter eleição agora. Acho que poderia ter sido postergado e que, por alguns interesses, não foi. Sinceramente, está difícil achar um candidato confiável e bom, que a gente possa votar", contou.


Além de Ornelas, outras pessoas procuraram os locais de votação para saber se daria para justificar nos próprios locais de votação. Ao longo do dia, muitos eleitores tiveram problemas com o aplicativo e-título, disponibilizado para os eleitores que precisaram justificar a ausência no dia da eleição. O sistema ficou instável devido ao grande número de downloads. De acordo com o TSE, até o meio da tarde deste domingo (15), cerca de 600 mil eleitores já tinham apresentado a justificativa pelo aplicativo. 


Logo A Tribuna