Guarujá exibe primeira transmissão de Horário Eleitoral nesta sexta

O maior tempo será de cinco minutos, enquanto os menores terão 20 segundos

Por: Isabel Franson  -  09/10/20  -  13:44
Contribuinte poderá emitir os novos boletos pelo site oficial da Prefeitura de Guarujá
Contribuinte poderá emitir os novos boletos pelo site oficial da Prefeitura de Guarujá   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Sexta-feira (9) é dia de começar a conhecer os concorrentes ao pleito deste ano em Guarujá. A Propaganda Eleitoral Gratuita, transmitida em rádios e televisões de concessão no município, terá duas inserções diárias em cada uma das mídias: das 7h às 7h10 e 12h a 12h10 no rádio; 13h a 13h e 20h30 a 20h40 na televisão.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços! 


Com cinco minutos e cinco segundos, a coligação “Vencendo desafios, cuidando da cidade e das pessoas” será a líder em tempo de exibição. O grupo inclui os partidos PP, PT, MDB, PSB, PSD, PDT, PROS, PSC, PTB, PV, PC do B, PL e Solidariedade.


Na sequência, “Com fé em Deus e a força do povo”, reúne PSL e PRTB, somando um minuto e 16 segundos. Os Republicanos terão 47 segundos, pouco coisa mais que PSDB e Democratas, com 45 cada.


A aliança “Podemos ir Avante, com Deus no coração e respeito à população” envolve os dois partidos que dão nome à chapa, que dividem 39 segundos.


Com 20 e 19 segundos, respectivamente, ficam PSOL e Patriota.


Primeiro dia


Por ordem de sorteio, a programação desta sexta será aberta pelo PSL. Em seguida, falam Republicanos e depois Democratas. Avante e Podemos sucedem. Logo após vem o Patriotas, seguido pela coligação “Vencendo desafios, cuidando das cidades e das pessoas”. Na sequência, PSOL, depois PSDB.


Visibilidade


O candidato à reeleição, Valter Suman (PSB), será o maior beneficiado pela divisão do tempo. “Vamos aproveitar para mostrar os muitos feitos dos últimos quatro anos, quando foi executada a primeira fase do nosso plano de governo, e apresentar as políticas complementares planejadas para a segunda fase desse plano, a ser executada entre 2021 e 2024. É essa a mensagem que vamos procurar passar no programa eleitoral, nas redes sociais e por meio dos nossos apoiadores, nas ruas”.


À frente da chapa entre PRTB e PSL, Miguel Calmon afirma que nos primeiros dias mostrará seus lados pessoal, profissional e político. “Depois, serão apresentados os temas mais relevantes de nosso plano de governo. Creio que o programa eleitoral gratuito terá interesse da população, por ser a primeira vez que o mesmo abordará especificamente os candidatos de Guarujá, porque antes não havia sinal de TV aberta”.


O republicano Rodrigo Barbosa aproveitou até os últimos minutos para produzir o material. “Estamos finalizando as gravações dos programas, pois acreditamos que temos de aproveitar todas as oportunidades de passar a mensagem aos eleitores”.


Valter Batista (PSOL), reforça a desigualdade de acesso ao eleitor. “A maneira com a qual o horário eleitoral é calculado é uma ruptura da democracia. Não é isso que se espera para uma disputa eleitoral justa”. Sobre as redes sociais, que entraram para valer nas campanhas, o candidato afirma que também já tornaram-se inacessíveis. “Você não chega ao eleitor caso não pague patrocínio. O recurso, que deveria ser uma ferramenta de contato, tornou-se mais um negócio milionário”.


A patriota Luciana Salituri declarou-se por nota. “Nossa candidatura aceita democraticamente o tempo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, porém, assume que terá maior foco nas redes sociais e na campanha de rua. Novos tempos exigem mudança e nós acreditamos que as plataformas digitais são parte de um processo de empoderamento da sociedade civil”.


Sérgio Zangarino (DC) discorda da divisão de tempo, alegando não ter tempo de apresentar seu plano de governo. “Considero injusto e desigual. Vou apostar nas mídias sociais e espero poder alcançar as pessoas, aproveitando também o corpo a corpo nas ruas”.


O candidato Dedé da Adelia aposta na programação para apresentar suas propostas. "Vamos aproveitar todos os recursos e acredito muito nas redes sociais". Procurados, Edilson Magaiver e André Guerato não responderam até o fechamento da reportagem.


Logo A Tribuna