Eleições 2020 devem ter menos urnas devido à pandemia, afirma TRE

Equipamentos tiveram interrupções nos trabalhos de manutenção no período de quarentena

Por: Isabel Franson  -  06/10/20  -  17:50
TSE anunciou a ampliação da votação nas eleições municipais deste ano
TSE anunciou a ampliação da votação nas eleições municipais deste ano   Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) afirma que os domingos de eleição em 2020 devem ter menos urnas disponíveis aos eleitores do que em outros anos. A redução, diluída entre os 645 municípios paulistas, foi resultado direto da interrupção dos trabalhos pelo ápice da quarentena no Estado, entre março e junho deste ano.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Começando com um ano de antecedência, parte dos trabalhos do órgão inclui a manutenção de urnas, para garantir que número de equipamentos seja suficiente a nível titular e reserva em cada zona eleitoral. Atividade realizada in loco nas dependências do TRE, o serviço viu seu cronograma registrar atraso para os dias de voto.


“Por mais que tenhamos adiado as datas, mas não será possível colocar em dia todo o atraso sofrido”, explica a coordenadora de Comunicação, Marina Campos. “Adotamos o home office e tentamos no adequar na medida do possível. Mas algumas tarefas tanto de conservação das urnas, como recebimento de materiais, acontecem presencialmente”.


A dificuldade, no entanto, não deve impactar no pleito, que segue com as mesmas 86 mil seções eleitorais no Estado de São Paulo e 2.917 na Baixada Santista. “Além deste número nos postos de votação, teremos as reservas nos cartórios eleitorais”.


Também devido à realização de aulas à distância, as escolas devem ter mais tranquilidade para entregar os espaços, explica Marina. “Nós, no entanto, não pretendemos instalar as urnas com antecedência, porque é necessário manter segurança no local 24 horas por dia. Então as datas de montagem e desmontagem seguem as mesmas”.


Logo A Tribuna