Cartórios eleitorais da Baixada Santista querem evitar aglomeração durante a apuração

Candidatos poderão acompanhar nas unidades, mas a orientação é conferir os números pela internet

Por: Maurício Martins  -  30/10/20  -  13:30
Cartório eleitoral da Zona 118 concentra totalização dos votos em Santos
Cartório eleitoral da Zona 118 concentra totalização dos votos em Santos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Acompanhar a totalização dos votos diretamente nos cartórios eleitorais é permitido para candidatos e delegados de partidos. Porém, para evitar aglomerações nesses locais no dia 15 de novembro, a orientação da Justiça Eleitoral é para que os números sejam conferidos pela internet. A apuração começa logo após o encerramento da votação, às 17 horas. 


Em Santos, o cartório da Zona Eleitoral 118, na Rua Amador Bueno, no Centro, concentra a totalização na Cidade. Os dados das outras duas zonas (272 e 273) são enviados para a 118. É nele que os candidatos e até eleitores costumam se concentrar durante apurações.  


“O telão que costuma ficar para a população, na Rua Frei Gaspar, não vai ser instalado para evitar aglomeração. Já no ambiente do cartório, vamos ter a tela e possibilidade de acompanhamento por candidatos e delegados de partidos. Todos deverão estar de máscara, haverá álcool em gel e controle de fluxo”, explica a chefe do cartório da 118ª Zona Eleitoral, Michelle Lapa Cortegiano Molarino. 


Segundo Michelle, se o local ficar muito cheio, as pessoas precisarão fazer um revezamento. “Mas hoje está muito fácil acompanhar em casa, pelo celular, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Acreditamos que a procura deve ser menor, até porque muita gente pertence ao grupo de risco (para covis-19)”.  


Ela diz que as medidas ainda estão sendo avaliadas para uma padronização por parte da Justiça Eleitoral. Sobre os resultados, Michelle afirma que a previsão pessimista é que tudo tenha terminado entre 23 horas e meia-noite. Porém, a chefe do cartório acredita que antes disso os eleitos já serão conhecidos.  


Logo A Tribuna