Atender demanda na rede municipal de ensino será desafio em Guarujá, afirmam candidatos
Além das filas para vagas em creche, concorrentes avaliam consequências da Covid-19
Na reta final da campanha eleitoral, os concorrentes à Prefeitura guarujaense discutem dificuldades da Educação decorrentes da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Com mais de 7,6 mil postos de trabalho perdidos na cidade este ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a tendência é uma migração de estudantes da rede privada para a pública, devido a questões econômicas das famílias.
Sendo assim, os candidatos avaliam o que fazer
Dedé do Adélia (DEM)
Ampliar unidades e estruturas para comportar nova demanda; reformar elétrica, telhados, climatização e mobília; priorizar entrega de uniformes, material escolar e oferecer suporte aos alunos.
Edilson Magaiver (Pode)
Construir mais escolas e pré-escolas; zerar fila de vagas em creches; investir em inclusão digital para eliminar desigualdade de acesso à internet para os estudos; valorizar professores.
Luciana Salituri (Patri)
Valorizar professores e demais profissionais; dar equipamentos e estrutura para trabalharem melhor; implantar políticas de ressocialização dos alunos pós distanciamento com suporte psicológico; criar escola de idiomas mediante boa frequência para capacitar a atender turistas.
Miguel Calmon (PRTB)
Recuperar quatro construções interrompidas de creches, em Morrinhos, Vila Zilda, Avenida Atlântica e Rua Uruguai; 'ganhar' as crianças mais velhas, para que tenham prazer em estudar, com sistema mais atrativo e esporte nas escolas.
Rodrigo Barboza (Republicanos)
Investir em tecnologia; implantar projeto Creche em Casa, capacitando e equipando (inclusive com câmeras de monitoramento) para que uma dona de casa cuide de até quatro crianças; construir mais unidades; oferecer ensino profissionalizante.
Sérgio Zagarino (DC)
Realizar processo seletivo para secretário da pasta e diretores capacitados; priorizar construção de novas unidades; gerar dados para avaliar condição dos estudos e corrigir carências.
Valter Batista (PSOL)
Retomar programas de tecnologia e robótica; informatizar salas de aula; integrar escolas com sistema de fibra ótica e fornecer aos pais acesso ao software; investir na primeira infância; oferecer empreendedorismo nos 8º e 9º anos.
Válter Suman (PSB)
Incentivar eventos entre escolas, como olimpíadas de matemática, entre outras; promover desfiles cívico-militares, atividades culturais; continuar reduzindo vagas em creches.
Não atenderam
Giovani Vassopoli (Rede) optou por não conversar com a reportagem e André Guerato (PSDB) não respondeu qualquer tentativa de contato feita pela Redação.