Unimed Santos valoriza pioneirismo e homenageia Camargo Barbosa

Cooperativa médica implantou inovador serviço de cuidados com a saúde e decidiu homenagear o primeiro presidente, em reconhecimento às suas ideias vanguardistas

Por: Conteúdo Patrocinado  -  14/10/20  -  22:38
Atualizado em 14/10/20 - 22:47
Diretores da Unimed Santos recepcionaram Camargo Barbosa e esposa
Diretores da Unimed Santos recepcionaram Camargo Barbosa e esposa   Foto: Divulgação

A surpresa foi total para o primeiro presidente da Unimed Santos, José Luiz Camargo Barbosa. Ele de nada desconfiou quando recebeu o convite para conhecer o novo Núcleo de Governança Clínica (NGC), serviço que a cooperativa pioneira do Sistema Unimed ativou, recentemente. 


Seu nome designa a nova estrutura de cuidados com a saúde, que acrescenta uma inovação no Jeito de Cuidar Unimed Santos. 


Aos 91 anos de idade, gentil e sorridente, Camargo Barbosa ficou emocionado ao ver seu nome eternizado na placa instalada na recepção do NGC. 


“Quando a gente pensa que já aconteceu de tudo, recebo mais essa homenagem”, disse, com os olhos marejados. Mais feliz ainda ficou depois de conhecer as instalações e a proposta de trabalho do Núcleo: “Está tudo muito bom, tudo muito bonito. Não esperava, gostei muito”, frisou.


Aplausos


Camargo Barbosa estava acompanhado da esposa, Magali Silva Camargo Barbosa, e foi recepcionado pela diretoria da Unimed Santos. Quando o atual presidente, Claudino Guerra Zenaide, exibiu a placa em que a homenagem está registrada, o ex-presidente ficou sem palavras e se emocionou, deixando todos igualmente emocionados. Aplausos selaram o momento. 


Devido à pandemia, o ato foi simples, reservado a poucas pessoas, mas marcante pelo simbolismo de valorizar o pioneirismo do primeiro presidente. 


Além de Guerra Zenaide, estavam presentes os seguintes diretores da Cooperativa Médica: Luiz Arnaldo Vanzato (Controladoria), José Roberto Del Sant (Provimento em Saúde), Ivan Akaoui Vianna (Mercado) e José Bento Toledo Piza (Relacionamento e Atendimento ao Cooperado). O gerente executivo, Gines Henrique Martines, que liderou a criação do NGC, compareceu e explicou detalhes do funcionamento da estrutura de governança clínica. 


Dr. José Luiz percorrendo as instalações do NGC
Dr. José Luiz percorrendo as instalações do NGC   Foto: Divulgação

História


As recordações sobre a fundação da Unimed Santos foram inevitáveis. Camargo Barbosa confirmou que foi dele a ideia de criação de uma cooperativa de trabalho médico, numa época em que só existiam no Brasil cooperativas do setor rural. 


“Tivemos que registrar a Unimed Santos no Ministério da Agricultura. Não tinha nada a ver, éramos uma cooperativa de médicos. Fui pessoalmente a Brasília levar a documentação, acompanhado do advogado Reginaldo Ferreira Lima, que nos ajudou muito. Depois retornei à capita federal para buscar o registro”, relembra. 


Camargo Barbosa faz questão de mencionar a importância do engajamento do médico Edmundo Castilho para o crescimento da Unimed Santos. “Muitos contribuíram, mas ele foi o baluarte, a locomotiva que puxou muita gente”, afirma, e acrescenta: “Sinto muito orgulho dos colegas que me substituíram e levaram a Unimed ao atual estágio”.


Dr. José Luiz Camargo Barbosa lançou a ideia de uma cooperativa médica e a iniciativa deu origem ao Sistema Unimed
Dr. José Luiz Camargo Barbosa lançou a ideia de uma cooperativa médica e a iniciativa deu origem ao Sistema Unimed   Foto: Divulgação

Bisturi de Ouro


A experiência de criar uma cooperativa de trabalho médico deu certo e, além de clientes particulares, grandes empresas começaram a contratar os serviços médico-hospitalares oferecidos, reconhecendo as vantagens da ampla rede e do livre acesso ao médico de preferência. 


“Até que um dia, recebi um cheque cheio de zeros”, conta o ex-presidente, referindo-se ao volume de recursos movimentado. “Fiquei assustado”, acrescenta, percebendo que a Unimed Santos crescia e aumentava em complexidade.  


O crescimento da Cooperativa exigia maior dedicação. Depois de oferecer notável contribuição para a fundação e a consolidação da Unimed Santos, exercendo a presidência por dois mandatos, Camargo Barbosa precisou tomar uma decisão. 


Foi quando o amor pela Medicina falou mais alto, e Camargo Barbosa não mais concorreu a cargos de direção na Unimed, optando por cuidar de vidas. Consolidou sólida e reconhecida carreira como cirurgião, contribuindo, com seu trabalho e renome, para engrandecer a Unimed Santos. 


Nos 63 anos de exercício da medicina, realizou milhares de cirurgias, com a maestria que lhe garantiu as alcunhas de Bisturi de Ouro e Mãos de Bailarina.


A partir da cidade de Santos, o cooperativismo de trabalho médico se expandiu para todo o Brasil. Hoje, o Sistema Unimed está presente em 84% do território nacional, é formado por 345 cooperativas e reúne 116 mil médicos. Dezessete milhões de brasileiros estão sob os cuidados das singulares Unimed. 


NGC


O Núcleo de Governança Clínica ocupa um andar inteiro do Edifício Millenium Tower, na Avenida Ana Costa, 222, Campo Grande. A unidade de serviço próprio traduz o objetivo maior de promover a coordenação dos cuidados assistenciais oferecidos aos clientes. 


A Cooperativa passa a investir, de maneira mais concreta e eficiente, em processos de saúde e qualidade de vida, para atuar menos na doença. 


As atividades e serviços são diversificados. Incluem reabilitação após eventos cardíacos, práticas para condicionamento físico, acompanhamento nutricional e psicológico, treinamento em lactação e orientação a gestantes, entre outros benefícios exclusivos para o cliente Unimed.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna