OAB Santos – Respeito e cidadania

A OAB ainda se mantém como ponto de referência para o cidadão que confia na Justiça

Por: Conteúdo Patrocinado  -  14/02/22  -  10:41
Atualizado em 15/02/22 - 13:37
AdobeStock_225306234.jpeg
AdobeStock_225306234.jpeg   Foto: AdobeStock_225306234.jpeg

A história da Ordem dos Advogados do Brasil se interliga, necessariamente, com os rumos que a sociedade define para si própria. Em acordo, ou não, com esses rumos, o que motiva a existência da OAB é a defesa de prerrogativas, de seus inscritos e do cidadão. Portanto, sua importância se mostra em situações específicas da classe, como atravessa o cotidiano de cada um de nós e, por esta razão, destaca a atuação do advogado no acesso à Justiça e no comprometimento da Democracia.

Com esses objetivos, a OAB como instituição deixa marcas profundas social e politicamente todas as vezes em seque coloca ao lado da sociedade. Foi assim com o impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Ou, mais recentemente, nos casos de corrupção e abuso de poder. Um poder que sabemos volátil, pois as coisas mudam com o tempo. E, por isso mesmo, a OAB ainda se mantém como ponto de referência para o cidadão que confia na Justiça. A Subseção Santos da OAB segue, há 88 anos, a defesa da advocacia e da cidadania.

Como instituição, tem seus limites, porém, jamais se esquivou de questionar, analisar e propor soluções, quando argumentos oficiais esbarram em direitos fundamentais, como o da saúde. Neste século de mudanças tão rápidas e inesperadas, o advogado é o profissional que deve transitar e fazer a ponte entre dois mundos tão complexos, Justiça e sociedade. Se o mundo se transformou em oito décadas, o mesmo aconteceu com a advocacia.

Temos os avanços tecnológicos, que nos fascinam e nos engolem em seu ritmo distante e frio, porém, cada vez mais nos deparamos com a fragilidade da vida, com a urgência de se fazer ouvir por um ser humano e não um aplicativo.

A OAB Santos tem em seu bojo advogados e advogadas de várias gerações e, por isso mesmo, sua modernidade não deve se afastar da humanidade, do olhar para o próximo, seja ele colega ou cidadão. Isso significa compromisso e respeito institucional e que precisa ser mantido. Mesmo com o domínio da tecnologia no cotidiano da advocacia e do Judiciário. O respeito entre os advogados e advogadas que trazem mudanças, estruturais e de conteúdo, à Ordem, acaba por refletir no posicionamento da advocacia perante esta sociedade.

Temos cerca de seis mil inscritos na Subseção Santos atuando em áreas vitais. Esta foi a principal razão da instituição em acolher a proposta deste caderno especial, Providências em Vida: porque a advocacia vive, como todas as áreas, sua revolução tecnológica de direitos e procedimentos, porém, é o entender humano e profissional do advogado a diferença na prestação da Justiça, na garantia de direitos. Em todos os momentos que se desenrola o que chamamos vida.


CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE

Logo A Tribuna