Open Banking: Saiba como ele vai mudar a sua vida financeira

Buscando incentivar a competitividade e trazer vantagens ao consumidor, surgem alternativas inovadoras

Por: Keycash  -  26/07/21  -  13:00
 A principal vantagem do Open Banking é a disputa de instituições financeiras para oferecer as melhores condições.
A principal vantagem do Open Banking é a disputa de instituições financeiras para oferecer as melhores condições.   Foto: Divulgação

O Open Banking funciona como um sistema integrado entre bancos e instituições financeiras regularizadas, que, administradas pelo Banco Central (BC), podem trocar dados financeiros de clientes que autorizem. Isso garante que os serviços de bancos sejam mais democráticos e transparentes, ajudando o cliente na tomada de decisões e aumentando a competitividade do mercado.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Esse serviço, além de uma vantagem para o cliente, é um grande passo em direção a um caminho onde as finanças sejam menos burocráticas, ainda que com segurança.


Essa transmissão de dados entre uma instituição e outra acontece através de um aplicativo interno, exclusivo dos bancos e fintechs regularizados e autorizados. O cliente interessado em fornecer seus dados deve entrar em contato com a instituição desejada e solicitar a troca que, claro, deverá ser confirmada.


Diferente do Reino Unido, onde qualquer instituição financeira pode compartilhar dados, no Brasil, nem todas recebem esta permissão. Além disso, nem todas são obrigadas a participar. Plataformas de pagamento, de crédito ou novos bancos digitais devidamente regulamentados no Banco Central podem se voluntariar.


Os clientes, por sua vez, precisam estar de acordo com esse compartilhamento. Se o usuário desta plataforma quer que seus dados sejam enviados para um banco, por exemplo, ele precisa, primeiro, solicitar ao banco, que encaminhará o pedido à plataforma, que confirmará essa solicitação com o cliente. Só depois de confirmado, os dados são liberados.


Essa liberação vai acontecer ao longo do ano de 2021, e pretende abrir portas para um novo modelo de mercado. Os dados trocados através do sistema não podem ser compartilhados com nenhuma empresa terceira, nem qualquer instituição financeira que não esteja oficialmente autorizada pelo BC, e são protegidos por lei.


Tais dados fornecidos também não ficam disponíveis por tempo indeterminado. Após a autorização de compartilhamento entre instituições, essas informações ficam disponíveis durante doze meses. Ao fim deste período, a empresa não pode mais utilizar as informações sem um novo consentimento do cliente.


Com tudo isso, o oferecimento de serviços para clientes se tornará mais competitivo. A principal vantagem do Open Banking, além da redução na burocracia e aumento de praticidade para o cliente, é a disputa de instituições financeiras para oferecer as melhores condições.


Quando um usuário permite a uma plataforma de empréstimo o compartilhamento de seus dados com um banco, por exemplo, a fim de medir as propostas e comparar créditos na sua situação, ele coloca instituição contra instituição. Elas vão precisar se movimentar para oferecer as melhores condições, e criar uma experiência mais gratificante.


Para conferir o conteúdo na íntegra, acesse nosso blog. E para mais informações sobre o mercado financeiro, e crédito seguro e inovador, não deixe de acompanhar a Keycash, e transformar a forma como você lida com o seu dinheiro. Faça uma simulação e converse com nossos especialistas.


Logo A Tribuna