São Vicente projeta vacinar de toda a população maior de 18 anos contra a covid-19 até setembro

Antecipação de faixas etárias, segundo secretária da Saúde, deve acontecer em breve e depende de novos lotes

Por: Natalia Cuqui  -  26/06/21  -  19:48
 A prioridade, segundo a secretária da Saúde, Michelle Santos, é imunizar os vicentinos com as duas doses de vacina.
A prioridade, segundo a secretária da Saúde, Michelle Santos, é imunizar os vicentinos com as duas doses de vacina.   Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Com cada vez mais antecipações, São Vicente espera vacinar toda a população maior de 18 anos contra a covid-19 até setembro. As informações são da secretária de Saúde do município, Michelle Santos. Em conversa com A Tribuna, ela afirmou que as antecipações de faixas etárias podem acontecer em breve, mas dependem da chegada de novos lotes. A prioridade, segundo ela, é a segunda dose dos munícipes.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Quase 170 mil vacinas já foram aplicadas nos vicentinos, contando tanto munícipes que receberam apenas a primeira dose como também os que já estão totalmente imunizados. No total, são 126.008 pessoas que já tomaram a primeira dose e 41.054 vacinadas com as duas doses.


"Tenho notado uma procura maior agora que as faixas etárias estão sendo antecipadas. A gente conseguiu avançar e com isso estamos protegendo uma maior parte da população. Toda semana recebemos um lote, mas sabemos o quantitativo pouco tempo antes".


Com cerca de 5.600 pessoas que não buscaram a segunda dose do imunizante, a secretária ressalta que a administração tem feito campanha de busca e enfatiza a necessidade da imunização com as duas doses. Nas próximas semanas, outras campanhas de incentivo também serão lançadas.


"A gente percebe que isso é um problema mundial. Nossos agentes comunitários de saúde estão fazendo uma buscativa por telefone, que as pessoas deixam no cadastro, e quando não conseguimos contato, e é um território coberto por uma Estratégia Saúde da Família, o agente comunitário vai até a casa da pessoa".


Mais duas faixas etárias devem anunciadas também nas próximas semanas, segundo Michelle. O município aguarda a chegada de novos lotes de imunizantes antes de fazer o anúncio: "não é um valor constante de doses, posso receber 5 mil ou 2 mil doses. Eu só abro uma nova faixa etária quando temos a segurança de que haverá em estoque o quantitativo para atender toda aquela faixa etária", explicou.


Nos meses de julho e agosto, de acordo com a secretária, há um grande número de munícipes para receber a segunda dose da vacina contra o covid-19.


"Trabalhar na campanha de vacinação tem sido muito emocionante e nos dá uma gratidão tremenda. Estive em um posto de vacinação hoje e uma moça chorava tanto que eu cheguei perto dela pra conversar. Ela disse que quase morreu no ano passado e a vacina era um renascimento. É isso que nos motiva e faz a gente enfrentar essa batalha contra o vírus", finaliza Michelle.


Logo A Tribuna