São Vicente dobra a quantidade de médicos do Samu

Com a contratação de profissionais, serviço passa a ter médicos nas ambulâncias

Por: ATribuna.com.br  -  22/07/21  -  15:29
  Boletim de ocorrência foi registrado, e caso é investigado pela Polícia Civil
Boletim de ocorrência foi registrado, e caso é investigado pela Polícia Civil   Foto: Divulgação/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente ampliou o número de médicos presentes no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de sete para 14 profissionais.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Antes, o Samu de São Vicente tinha sete médicos, com cada um atuando cada dia da semana, 24 horas com escalas. Eles ficavam responsáveis por fazer a regulação dos pacientes, ou seja, classificando o grau de urgência de cada chamado durante os acionamentos via 192.


Agora, o serviço conta com dois médicos por turno, sendo um responsável pela regulação dos chamados que chegam à central de atendimentos e o outro para tripular a ambulância UTI, quando necessário (quando o chamado é classificado com código vermelho, com risco iminente à vida).


“Essa é uma grande vitória para o Município que, mesmo com toda a dificuldade financeira, consegue ampliar e melhorar um atendimento fundamental para salvar vidas, como é o SAMU. Com os médicos a bordo das ambulâncias, já conseguimos reverter diversas paradas cardiorrespiratórias e salvar diversas vidas em ruas ou residências. Com planejamento e responsabilidade vamos, aos poucos, melhorando a vida do vicentino com saúde de qualidade”, explica a secretária de Saúde, Michelle Santos.


Logo A Tribuna