São Vicente confirma primeiro caso de varíola dos macacos; paciente está internado

Infectado é um homem, morador da cidade, que está em isolamento

Por: ATribuna.com.br  -  29/07/22  -  11:19
Atualizado em 29/07/22 - 15:39
O balanço mais recente aponta que a doença já se espalhou por 78 países e tem mais de 18 mil casos notificados
O balanço mais recente aponta que a doença já se espalhou por 78 países e tem mais de 18 mil casos notificados   Foto: Imagem Ilustrativa/FreePik

A Prefeitura de São Vicente confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) na cidade. Trata-se de um homem que está internado e em isolamento. A confirmação ocorreu nesta quinta-feira (28), por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O paciente está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica do município. Com mais uma confirmação, a Baixada Santista chega a oito casos do vírus Monkeypox. São três em Santos, três em Praia Grande e um em Itanhaém. Há uma suspeita em Cubatão.


"A Sesau reforça que segue um rígido protocolo quando há algum caso suspeito. O procedimento inclui atendimento clínico minucioso, isolamento do paciente, notificação do caso, coleta de exames e monitoramento do paciente e de pessoas que tiveram contato direto com o suspeito", diz a Prefeitura.


Para atender casos suspeitos, a Sesau oferece 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), além de três unidades de Pronto Atendimento (Antigo Crei, Parque das Bandeiras e Humaitá). Elas funcionam 24 horas.




Primeira morte no País

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. O óbito foi registrado em Uberlândia (MG) na quinta; o paciente era um homem com baixa imunidade.


Logo A Tribuna