São Vicente autoriza abertura de cinemas e casas de espetáculos com restrições

Decreto foi publicado nesta sexta-feira (2) e autoriza o funcionamento parcial dos estabelecimentos

Por: Por ATribuna.com.br  -  02/10/20  -  23:03
Atualizado em 02/10/20 - 23:13
Brisamar seguirá uma série de determinações sanitárias para reabrir
Brisamar seguirá uma série de determinações sanitárias para reabrir   Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Vicente autorizou a reabertura de cinemas e casas de espetáculos em decreto (Decreto Municipal 5367-A) publicado nesta sexta-feira (2). O documento prevê a autorização do funcionamento parcial dos equipamentos públicos e privados de audiovisual, cinemas, salas multiuso e de espetáculos, desde que sejam respeitadas restrições e orientações de prevenção ao novo coronavírus.


No Shopping Brisamar, o cinema deve voltar a funcionar na próxima quinta-feira (8), de acordo com o proprietário, Toninho Campos.


As medidas para evitar aglomerações entre os visitantes devem ser respeitadas. Entre elas, estão o horário de funcionamento limitado a oito horas diárias, ocupação de, no máximo 40% da capacidade, e o respeito ao distanciamento de um metro e meio entre os assentos ocupados e também em filas.


O uso de máscaras faciais entre servidores, funcionários, visitantes e prestadores de serviços é obrigatório, e os locais devem disponibilizar água e sabão e/ou álcool em gel 70% para higienização das mãos.


A temperatura das pessoas deve ser aferida antes da entrada nos estabelecimentos. Caso alguém apresente temperatura corporal superior a 37,5ºC, a entrada será barrada, assim como se a pessoa apresentar sintomas de Covid-19. Nestes casos, a orientação é procurar imediatamente um serviço de saúde.


Outras medidas são o cumprimento de condições gerais de limpeza e higiene; proibição de realização de projeções, eventos e espetáculos com público em pé; e permissão para a venda de ingressos comercializados em bilheterias físicas, desde que respeitados protocolos sanitários e de distanciamento.


Nos casos em que o funcionamento da atividade precise ocorrer em períodos diferentes dos previstos, o interessado pode solicitar autorização especial. O requerimento deve ser encaminhado à Secretaria de Cultura (Secult), com as justificativas do pedido, a demonstração da especificidade da atividade e o horário de funcionamento pretendido.


"Ficamos satisfeitos com a postura da prefeitura de São Vicente por seguir o Plano São Paulo, inclusive com várias cidades que já reabriram suas salas. Não havia motivos para os cinemas seguirem fechados, pois os protocolos de segurança e de higienização são rigorosos e vamos seguir à risca. Estamos preparados. Estávamos ansiosos pois não demitimos ninguém e esse retorno possibilitará que continuemos mantendo toda a equipe", diz Toninho Campos, proprietário de uma rede de cinemas da Baixada Santista.


Logo A Tribuna