Professoras de São Vicente arrecadam materiais escolares para alunos: 'Coração quentinho'

Cerca de 180 kits foram arrecadados para os alunos da Escola Municipal Antônio Pacífico

Por: Carolina Faccioli  -  13/05/21  -  09:20
Atualizado em 13/05/21 - 15:07
  Cerca de 180 kits foram arrecadados para os alunos da Escola Municipal Antônio Pacífico
Cerca de 180 kits foram arrecadados para os alunos da Escola Municipal Antônio Pacífico   Foto: Islena Aguiar/Sou mais São Vicente e Região

Preocupada com a evasão escolar durante a pandemia, a professora vicentina Islena Ramos de Aguiar, de 41 anos, decidiu arrecadar kits de materiais escolares para ajudar os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Antônio Pacifico, localizado no bairro Jóquei Clube, em São Vicente.


Islena é coordenadora da unidade de ensino há três anos, mas já trabalha lá há nove, e explica que a ideia surgiu em meados de abril, quando a mãe de dois alunos a procurou para informar que não conseguiu comprar os cadernos porque estava sem emprego.


Somado à isso, um levantamento realizado pela coordenadora no início do ano apontou que, dos quase mil alunos da unidade, cerca de 150 não estavam mais acompanhando as aulas. "Por meio da busca ativa percebemos que 60% (dos alunos) não estavam na aula porque não tem o celular, internet, os dois ou o material", diz.


Inicialmente, Islena conta que o sonho era arrecadar 10 kits e conseguiu essas doações rapidamente após uma postagem em uma rede social, então decidiu continuar arrecadando.


Com a ajuda das amigas Niara Moretti, que é professora e Mary Hellen Moretti, que trabalha com necropsia em Praia Grande, ela conseguiu arrecadar R$ 2.300 até o dia 10 de maio, que deram origem a cerca de 180 kits, onde fica incluso um caderno, uma caixa de lápis de cor, caneta preta, azul e vermelha, um lápis preto e um apontador.


Viúva há dois anos, Islena também revela que ação foi importante para ela, pois encontrou um novo sentido pra vida desde a perda do marido. "Quando eu vi essa rede linda que se formou parece que deu sentido. Eu costumo falar para as minhas amigas que eu sinto o coração quentinho. Depois que eu fiquei viúva eu falava que meu coração estava duro e depois disso deu um sentido pra minha vida"


Agora, a coordenadora planeja como vai entregar esses kits e espera continuar as arrecadações, pois no total as amigas pretendem atender 300 alunos. "Meu aniversário é sábado e parece que eu ganhei o presente", brinca a educadora.


Niara, que ajudou na ação, é professora da mesma escola. Para ela, a arrecadação foi muito importante para fazer com que os estudantes continuem acompanhando as aulas e, consequentemente, deixar o mundo melhor.


Ela também relembra a felicidade em ver a proporção que o projeto tomou, com doações até de fora do país. "É muito gratificante ver que mesmo durante a pandemia as pessoas estão se dispondo a ajudar o outro", afirma a professora.


Além da arrecadação dos materiais escolares, os docentes da escola pensam em criar apostilas para ajudar os alunos que não tem acesso à internet.


Quem quiser contribuir com as arrecadações pode entrar em contato com a Islena pelo telefone (13)97406-2661


Apostilas


Segundo a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), as escolas dispõem de materiais didáticos e os roteiros de estudos já foram elaborados, com a disponibilização de livros aos alunos.


A Seduc ainda informa que um processo de licitação está aberto para a aquisição de livros consumíveis do 1º ao 9º ano, com foco em português e matemática.


Logo A Tribuna