Professora de São Vicente morre por complicações da covid-19 antes de receber 2ª dose da vacina

Rosaura Marquez sentiu os primeiros sintomas doze dias depois de receber a primeira dose da CoronaVac

Por: Daniel Gois  -  06/05/21  -  16:37
 Rosaura Marquez tinha 57 anos e era professora da rede municipal de São Vicente
Rosaura Marquez tinha 57 anos e era professora da rede municipal de São Vicente   Foto: Arquivo pessoal

A professora Rosaura Isabel Marquez, de 57 anos, morreu nesta quarta-feira (5) vítima de Covid-19. Ela lecionava na rede pública de São Vicente e já havia recebido a primeira dose da CoronaVac. As informações foram confirmadas pela família de Rosaura à reportagem de ATribuna.com.br.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A professora teve a primeira dose da vacina aplicada no dia 12 de abril. No dia 24, ela foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Santos, apresentando dores no corpo, dor de cabeça, febre, tosse seca e vômitos. Posteriormente, Rosaura começou a sentir falta de ar.


Três dias depois, na terça (27), os sintomas persistiam e Rosaura foi levada para o Pronto-Socorro de Cubatão, sentindo fortes dores e com dificuldade para se alimentar. Na sexta (30), ela foi levada à mesma unidade, em razão das dificuldades para respirar, e já foi introduzida ao tratamento com cilindros de oxigênio.


No fim de semana, a professora foi intubada e transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela faleceu nesta quarta (5), em um intervalo de 12 dias desde os primeiros sintomas. Segundo a família, as causas da morte foram pneumonia grave, Covid-19 e choque séptico dos órgãos. Durante o período, Rosaura também sofreu três paradas cardiorrespiratórias.


Ela morava no Parque Bitaru, em São Vicente, e trabalhava na Escola Municipal Mauro Aparecido de Godoy, na Cidade Náutica, com foco em crianças com necessidades especiais. A segunda dose da vacina seria aplicada na próxima quarta-feira (12).


Os três filhos de Rosaura também foram infectados. Dois ainda estão em tratamento, enquanto um já está recuperado. Além dos filhos, ela deixa um neto, de 12 anos.


Resposta


Em nota, a Secretaria de Educação de São Vicente lamentou a morte de Rosaura e prestou solidariedade à família. Já a Secretaria de Saúde ressaltou que, no caso da CoronaVac/Butantan, "a imunização completa se dá após alguns dias depois que a pessoa recebe a segunda dose".


Ainda segundo a prefeitura, como as aulas presenciais não foram retomadas em São Vicente, não há, até o momento, um levantamento de casos de Covid-19 entre professores, funcionários e alunos de escolas e creches.


Logo A Tribuna