Primeiro dia pós-lockdown em São Vicente registra centenas de pessoas no Centro

Prefeitura publicou decreto no domingo (4) com medidas mais flexíveis, mas com algumas limitações

Por: Por ATribuna.com.br  -  05/04/21  -  14:48
Após término do lockdown, pessoas lotam comércio em São Vicente
Após término do lockdown, pessoas lotam comércio em São Vicente   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A reportagem de ATribuna.com.br registrou nesta segunda-feira (5), primeiro dia após o fim do lockdown, uma grande movimentação de pessoas na região central em São Vicente. No domingo (4), a prefeitura publicou um novo decreto definindo as novas regras à fase emergencial, válidas a partir desta segunda até 11 de abril. Essas medidas serão um pouco mais flexíveis que o lockdown, mas ainda limitam o horário nos comércios e circulação das pessoas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em nota, a prefeitura de São Vicente informou à ATribuna.com.br que o decreto 5504-A recomenda a circulação de pessoas para desempenho de funções estritamente essenciais e lembra que o município permanece em situação de emergência de saúde pública devido as elevadas taxas de ocupação de leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Ainda de acordo com a prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM), secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp) e Vigilância Sanitária mantêm equipes para vistoriar os comércios assegurando os cumprimentos das normas sanitárias de combate à Covid-19.


1º dia de reabertura do comércio após período de lockdown em São Vicente
1º dia de reabertura do comércio após período de lockdown em São Vicente   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Segundo o novo decreto, atividades consideradas como essenciais, como supermercados, quitandas, peixarias, padarias, oficinas mecânicas, petshops, óticas, comércio de gás, água, hortifrutis, comércio atacadista, entre outros, podem funcionar das 6h às 20h com atendimento presencial, delivery e drive thru, desde que cumpram todos os protocolos de segurança.


As feiras livres também voltam a funcionar, porém os feirantes deverão aferir a temperatura dos consumidores, uso obrigatório de máscara, delimitação de entrada e saída e controle do fluxo de pessoas.


Farmácias, postos de combustíveis, borracharis, clínicas veterinárias, transportadores, servio de transporte individual, funerárias, hotéis e pensões poderão funcionar sem restrição de horário, desde que cumpram os protocolos de segurança. O transporte público volta ao esquema normalizado, como era antes do lockdown.


Já as clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia e de atividade física individual poderão atender somente com hora marcada em livro de controle, com limite de 30% da capacidade de funcionamento.


As atividades não essenciais como bares, restaurantes, quiosques seguem atendendo somento por delivery e drive-thur sob agendamento. Esses estabelecimentos estão autorizados a funcionar por delivery 24h e drive-thru das 6h às 00h.


Logo A Tribuna