Liberação de saque do auxílio emergencial gera filas gigantes em São Vicente

Pessoas se dirigiram até as agências da Caixa Econômica Federal para receber o benefício de R$ 600

Por: Júnior Batista  -  27/04/20  -  18:31
Pessoas se aglomeram em frente da agência da Caixa na Avenida Antonio Emmerich
Pessoas se aglomeram em frente da agência da Caixa na Avenida Antonio Emmerich   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Filas enormes se formaram na manhã desta segunda-feira (27) nas agências da Caixa em São Vicente. Todos os cidadãos buscavam a mesma coisa: um jeito de receber os R$600 do auxílio emergencial do governo federal. 


A quantia será liberada por meio da conta poupança digital social. Recebem o benefício informais inscritos pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site do programa. Há, ainda, alguns inscritos no CadÚnico que não tinham conta no banco. Ao todo, 15 milhões de contas foram abertas pela Caixa.


Os saques poderão ser feitos em caixas eletrônicos e lotéricas e seguirão um calendário específico. Nesta segunda, por exemplo, terão direito de pegar os valores os nascidos em janeiro e fevereiro. Esse calendário vai até 5 de maio.


O dinheiro vai fazer diferença nas contas de casa. Muitas pessoas ouvidas pela reportagem na fila sequer tinham o que comer em casa. Outros, iam voltar para casa a pé porque não tinham mais dinheiro para a passagem. Filas enormes também se formaram em outras agências, entre elas a da Avenida Antônio Emmerich (foto abaixo). 


Lá, a feirante Albanir Oliveira, de 55 anos, tentava descobrir se sua conta digital deu certo, pois ela não conseguia acessar do celular. “Minha filha tentou mexer ontem, mas ainda não deu certo. Eu não tenho conta na Caixa e nem sei mexer nesse aplicativo, tive que vir”, conta ela, que está em isolamento social. “Estou sem trabalhar, esse dinheiro vai fazer diferença para colocar comida na mesa”, diz ela.


Filas tomaram conta das ruas em São Vicente
Filas tomaram conta das ruas em São Vicente   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Logo A Tribuna