Homem é impedido de usar ônibus em São Vicente por ser cadeirante: 'Me senti humilhado'; VÍDEO

A dificuldade dos motoristas para embarcar passageiros cadeirantes acontece pela falta de treinamento da nova empresa

Por: Gabriel Fomm  -  07/08/22  -  07:14
Atualizado em 07/08/22 - 07:20
Motoristas têm dificuldades para fazer o elevador do transporte funcionar
Motoristas têm dificuldades para fazer o elevador do transporte funcionar   Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Um homem com deficiência não conseguiu entrar em um ônibus nesta sexta-feira (5), na Rua Ipiranga, em São Vicente. Registrando o momento com o celular, Lukas Shinaider, aposentado de 51 anos, mostrou a dificuldade do motorista para fazer o elevador do transporte funcionar. (Veja no vídeo mais abaixo)


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“Acontece que os motoristas parece que não tiveram ainda aulas de como manusear o elevador. Alguns alegaram que as chaves não estavam com eles, outros já eram mais reais, falaram que não tiveram aula ainda e não sabiam manusear”, comenta.


Prestes a completar uma semana com toda a frota de ônibus da Cidade, a empresa ainda não forneceu explicações aos funcionários de como funciona o elevador dos transportes. Lukas alega que essa foi a quarta vez, na semana, que passou por essa situação.


“Aconteceu umas quatro vezes, é que eu não registrei. Eu não vou culpar os profissionais porque a empresa anterior não tinha esse tipo de elevador. Como que colocam um ônibus na rua para rodar a mercê da sorte”, comenta.


Em entrevista para A Tribuna, Lukas explica que estava com medo da chuva no momento em que gravava o vídeo. “Me sinto muito triste e humilhado com essa situação. Não estou me fazendo de coitado, mas é constrangedor. A impressão é que é uma discriminação. Se o elevador não está funcionando ou não tem treinamento, que segurasse mais um tempo. Os outros têm direitos e nós não?”, afirma.



No vídeo, é possível ver o momento em que o transporte público está parado e o motorista tenta fazer o elevador funcionar, enquanto Lukas aguarda filmando. Impaciente, o homem alega que vai em outro ônibus que está chegando.


“Não falo só por mim, falo por todos. Me senti invisível e desprezado. As pessoas no ponto ficam olhando para a gente, algumas ainda querem defender. A gente não quer ser taxado como coitado, guerreiro ou herói. Só quero ter o nosso direito de ir e vir”, conta.


Prefeitura
A Prefeitura de São Vicente informou que, por conta da contratação dos profissionais pela empresa Sancetur ter sido rápida pela necessidade urgente do início da nova operação, sem prejudicar os usuários do sistema, muitos destes profissionais não estavam acostumados com os novos veículos, que são mais modernos.


Parte dos funcionários da Sancetur vieram da antiga empresa, a Otrantur. A Administração Municipal relata que os ônibus antigos eram ‘sucateados’ e os motoristas não passavam por constantes treinamentos, o que fez com que muitos não se atualizassem, causando dificuldade na operação de novos veículos e seus equipamentos.


Para solucionar o problema, a Prefeitura informou que neste sábado (6) a Sancetur realizaria um treinamento com os profissionais, para capacitá-los no uso dos equipamentos mais atuais.


Logo A Tribuna