Em péssimo estado, Ponte Pênsil é alvo de reclamações de motoristas da Baixada Santista; VÍDEO

A Tribuna localizou problemas principalmente no piso de madeira; Estado promete novas obras

Por: Cássio Lyra  -  05/08/22  -  14:01
Atualizado em 05/08/22 - 15:36
Estado afirmou que estão programadas novas obras na estrutura da ponte
Estado afirmou que estão programadas novas obras na estrutura da ponte   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Ponte Pênsil, um dos marcos históricos de São Vicente, vem sendo alvo de reclamação e preocupação por parte de seus usuários. A Tribuna esteve no local na quarta (3) e na quinta-feira (4) e encontrou grades enferrujadas e pontos precários no piso de tábuas. Isso aumenta a sensação de insegurança de quem trafega nos sentidos da Área Insular ou de Praia Grande. O Governo Estadual afirma que a ligação passará por obras.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A Reportagem recebeu um vídeo gravado pela vendedora Tatilanne Gonçalves. Nas imagens, enquanto estava no carro, ela registrou a situação precária do tabuleiro do piso da ponte, mostrando preocupação.



Há pontos da Ponte Pênsil com tábuas quebradas ou afundadas, cujo barulho é mais destacado quando se passa por elas. “Nas últimas vezes que passei, notei que as tábuas estão constantemente se movimentando. Não sei qual a fixação delas, mas isso traz um pouco de apreensão”, afirmou o motorista Manoel Angelo Peres, de 67 anos.


“A gente fica meio apreensivo, sim, porque dá para ver umas madeiras quebradas, outras afundadas. É preciso fazer uma revisão, com certeza. Caso contrário, podem acontecer problemas”, desabafou o microempresário Arivaldo Matos, de 48 anos.


Preocupação com o piso da ponte é grande para quem atravessa a ponte com frequência
Preocupação com o piso da ponte é grande para quem atravessa a ponte com frequência   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Histórico de reformas
A última intervenção na ponte ocorreu em maio do ano passado, quando o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pela estrutura, substituiu vigas plásticas do tabuleiro do piso de acesso.


Os trabalhos foram feitos a pedido do prefeito Kayo Amado (Pode), que realizou uma vistoria em 2 de junho e, na época, afirmou haver pisos soltos, uma parte do gradil quebrada em razão de um acidente e falta de sinalização para pedestres e ciclistas. Na ocasião, ele encaminhou um ofício ao Governo do Estado.


A ponte ficou fechada entre julho de 2013 e outubro de 2015 para uma de suas maiores reformas. Trocaram-se os cabos de sustentação e o assoalho de madeira. A obra custou R$ 33,2 milhões.


A reinauguração teve presença do então governador Geraldo Alckmin. Mas a ponte foi reaberta ao tráfego de veículos sem a obra estar concluída. Na época, restavam detalhes na parte de acessibilidade e o término da construção do prédio onde funcionaria a nova base comunitária da Polícia Militar, no Bairro Japuí.


Problemas não são somente no piso, mas também no gradil da passagem de pedestres e ciclistas
Problemas não são somente no piso, mas também no gradil da passagem de pedestres e ciclistas   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Nova obra
Em nota, o DER informou que prepara a licitação para reforma da ponte. O edital para contratação dos serviços deve ser aberto neste mês. O órgão, estadual, diz monitorar a situação da ponte. O edital inclui troca de tabuleiro, guarda-corpos e manutenção.


A Prefeitura afirmou que a Ponte Pênsil é de responsabilidade do DER e que a abertura da licitação foi informada ao prefeito após conversa com o governador Rodrigo Garcia (PSDB)


Ponte Pênsil completou 108 anos no mês de maio
Ponte Pênsil completou 108 anos no mês de maio   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Logo A Tribuna