Caminhão bate em totem de segurança recém-instalado e estrutura desaba em São Vicente

Equipamento ficou sobre a calçada na Área Continental da cidade

Por: Daniel Gois  -  05/07/22  -  13:08
Atualizado em 05/07/22 - 15:56
Totem de segurança foi derrubado no Jardim Rio Branco, em São Vicente
Totem de segurança foi derrubado no Jardim Rio Branco, em São Vicente   Foto: Arquivo pessoal/Ederson Miranda

Um totem de segurança foi derrubado na Área Continental de São Vicente na manhã desta terça-feira (5), na Avenida Ulysses Guimarães, no Jardim Rio Branco. De acordo com a Prefeitura, um caminhão atingiu o equipamento, que caiu sobre a calçada.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A Administração informou que o acidente não deixou vítimas e que a empresa responsável está tomando as devidas providências quanto a remoção e instalação de um novo equipamento, sem prejuízos para o Município. A colisão não deixou vítimas e as causas estão sendo apuradas.


Os totens de segurança têm como objetivo fazer com que São Vicente avance no monitoramento, trazendo mais segurança para moradores e turistas. Foram instalados 30 equipamentos em pontos considerados estratégicos da cidade.


Funcionamento

O equipamento possui câmeras com reconhecimento óptico de caracteres, que visam identificar veículos roubados, com placas clonadas ou outro tipo de irregularidade.


Os totens também dispõem de câmeras com visão de 360° e alcance de até 2 km, blindagem, sensor de vandalismo e alto-falantes com mensagens de áudio para campanhas educativas.


Outra funcionalidade é o botão de emergência, também descrito como botão de pânico. De acordo com a Prefeitura, ele deve ser acionado pela população em casos de urgência, onde o solicitante poderá falar diretamente com o operador da central.


Segundo a Prefeitura, por questões estratégicas, os endereços onde os totens estão instalados não são informados. O pagamento à empresa responsável pelos equipamentos só será realizado "quando todo o sistema estiver plenamente instalado e em funcionamento".


Energização

Os totens ainda passam por testes de energia e não foram conectados à fibra ótica, que permitirá a transmissão de dados e imagens ao Centro de Controle Operacional (CCO), ligado à Guarda Civil Municipal (GCM).


Ainda conforme a Prefeitura, a interligação deve ocorrer em breve, permitindo com que a GCM, a Polícia Militar e os agentes de trânsito acompanhem as imagens 24 horas por dia.


Logo A Tribuna