Adolescentes de São Vicente comemoram vacinação contra a covid-19

Cidade é a única da Baixada Santista a antecipar vacinação em jovens de 16 e 17 anos sem comorbidades

Por: Rosana Rife  -  17/08/21  -  11:27
 Rafaela, Raica, a mãe Zuleica e Rayssa comemoraram a vacinação em São Vicente
Rafaela, Raica, a mãe Zuleica e Rayssa comemoraram a vacinação em São Vicente   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, em São Vicente, amanheceu com fila. O Município começou a vacinar contra covid-19, nesta terça-feira (17) jovens com 16 e 17 anos. É a única cidade da Baixada Santista a antecipar o calendário para adolescentes sem comorbidades.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Rafaela Ferreira, de 16 anos, e a família passaram a noite na maior expectativa. Foram as irmãs, Raica, 12 anos, e Rayssa, 14 anos, que deram a notícia sobre a antecipação da campanha de vacinação. "É muito bom porque minha irmã (Rayssa) tem asma e a gente tinha muita preocupação com ela".


Para a mãe, a promotora de vendas Zuleica Ferreira, 40 anos, a medida traz um alívio e representa a possibilidade de um início de retorno ao novo normal. "É agoniante tudo isso. Eles precisam voltar para a escola. Ela já está retomando, mas no modelo híbrido. Com a vacina, acredito que possa voltar totalmente presencial. Mas mantendo os cuidados, claro. A vida tem que voltar a andar".


 Jovens compareceram à UBS Central de São Vicente na terça-feira (17)
Jovens compareceram à UBS Central de São Vicente na terça-feira (17)   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

O retorno presencial e com segurança às aulas também é a preocupação da professora Bruna Correia, 37 anos. Ela acompanhou o filho, o estudante Kauê Correia, de 17 anos, à unidade. Eles eram um dos primeiros da fila.


Kauê conta que está desde o começo da pandemia em casa e a vontade de voltar pra escola aumenta a cada dia. "Vou poder voltar com segurança". Para Bruna, o dia de hoje é para comemorar. "Achei ótimo chegar a vez deles. Traz um imenso alívio. Não tivemos caso de covid em casa. Mas a preocupação era constante, porque tenho duas avós, uma é acamada, e vou visitá-las".


Os interessados podem procurar os 25 postos fixos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde Família (ESF), que ficam abertas até às 15h30. Há ainda dois postos móveis: Um no Ginásio Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga (Praça dos Ambientalistas, s/nº, ,Jardim Rio Branco) e o outro no Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365, Centro).


Tudo sobre:
Logo A Tribuna