Vigilância Sanitária de Santos visita serviços de saúde e comércio

Ação foi a 38 pontos para orientar e verificar o cumprimento dos protocolos de combate à covid-19

Por: Por ATribuna.com.br  -  01/04/21  -  11:18
No comércio, foram 14 estabelecimentos, entre supermercados e hipermercados
No comércio, foram 14 estabelecimentos, entre supermercados e hipermercados   Foto: Divulgação/PMS

A Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa), da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na semana passada ação educativa de fiscalização e orientação em unidades de saúde e em estabelecimentos comerciais (supermercados e hipermercados), para verificar o cumprimento dos protocolos de combate à covid-19. Na área de saúde, foram visitados 11 hospitais (públicos e privados), três unidades de pronto atendimento (UPAs) e dez laboratórios (incluindo postos de coleta de material). No comércio, foram 14 estabelecimentos, entre supermercados e hipermercados.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A chefe da Sevisa, Luciane Valente, informa que nas unidades de Saúde a primeira verificação feita é logo na recepção, passando pela triagem do paciente e posterior encaminhamento a um setor (Enfermaria ou UTI, por exemplo). Outro item observado, segundo explica o chefe técnico da Sevisa, Armando Proença, é a quantidade de profissionais para atender os pacientes. "Estamos averiguando se o número de profissionais, incluindo médicos e enfermeiros, está em quantidade adequada para o atendimento nas UTIs".


Luciane Valente destaca que outra preocupação é com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fornecidos a quem atende paciente covid-19. "Há necessidade do uso adequado dos equipamentos de proteção individual, principalmente máscaras e aventais apropriados, conforme o setor de trabalho. Os profissionais de Saúde precisam manter seus cuidados pessoais frente à covid-19."


A Sevisa verifica ainda, nas unidades de Saúde, a disponibilidade de medicamentos e a higienização dos ambientes. "A higienização é mais criteriosa e feita em intervalos menores. Temos de tomar todos esses cuidados porque estamos verificando que os pacientes estão ficando internados por mais tempo", assinala Armando Proença.


A chefe enfatiza que as ações da Sevisa, nas quais estão empenhados 25 fiscais da Saúde, têm como objetivo dar uma maior tranquilidade aos pacientes, familiares e a todos que procuram os serviços de Saúde em Santos.


Nos 14 supermercados e hipermercados fiscalizados estão sendo verificados itens como eventuais aglomerações, disponibilidade de álcool em gel, uso de máscara facial por parte dos funcionários e sinalização de distanciamento no solo.


“A maior preocupação da Vigilância Sanitária é orientar e adequar os estabelecimentos sobre os procedimentos técnicos corretos e medidas de prevenção da transmissão da covid-19. A orientação é cada vez mais importante para que o bom senso e a firmeza caminhem juntos", finaliza a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, na Paula Viveiros Valeiras.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna