Vigilância Sanitária de Santos orienta 38 serviços sobre protocolos de combate à Covid-19

Lista de orientações inclui: uso de EPI's, aglomerações, disponibilidade de álcool em gel, uso de máscara por parte dos funcionários e sinalização do distanciamento

Por: Por A Tribuna.com.br  -  30/03/21  -  22:53
Vigilância Sanitária orienta serviços de saúde e comércio em Santos
Vigilância Sanitária orienta serviços de saúde e comércio em Santos   Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação

A Vigilância Sanitária de Santos iniciou, na semana passada, uma ação educativa de fiscalização e orientação em unidades de Saúde e em estabelecimentos comerciais para verificar o cumprimento dos protocolos de combate à Covid-19.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Na área da Saúde foram visitados 11 hospitais (públicos e privados), três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e 10 laboratórios. No comércio, 14 estabelecimentos, entre supermercados e hipermercados foram visitados.


A chefe da Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa), Luciane Valente, informou que nas unidades de Saúde a primeira verificação feita é na recepção, passando pela triagem do paciente e, posteriormente, encaminhamento a um setor.


"Estamos averiguando se o número de profissionais, incluindo médicos e enfermeiros, está em quantidade adequada para o atendimento nas UTI's", disse o chefe técnico da Sevisa, Armando Proença.


Luciane também destacou a preocupação com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) fornecidos a quem atende pacientes com covid. "Há necessidade do uso adequado dos equipamentos de proteção individual, principalmente máscaras e aventais apropriados, conforme o setor de trabalho. Os profissionais de Saúde precisam manter seus cuidados pessoais frente à covid-19."


Em relação à fiscalização nos supermercados e hipermercados, são verificados itens eventuais como aglomerações, disponibilidade de álcool em gel, uso de máscara por parte dos funcionários e sinalização do distanciamento.


Logo A Tribuna