Vídeo flagra entra e sai de clientes sem medição de temperatura em loja no Centro de Santos; assista

Moradora disse que a aferição de temperatura não estava sendo realizada na unidade das Lojas Americanas, na Rua João Pessoa

Por: Por ATribuna.com.br  -  20/08/20  -  15:17

Um vídeo feito por uma moradora mostra o entra e sai constante de clientes na unidade da Lojas Americanas, no Centro de Santos. A cena chamou a atenção pelo fato de que o estabelecimento não estava realizando a medição de temperatura dos clientes, uma das normas de segurança em meio a pandemia do novo coronavírus.


A gravação foi feita pela produtora cultural Camila Baraldi, na última terça-feira (18), na unidade das Lojas Americanas localizada na Rua João Pessoa. Na gravação (assista vídeo acima), ela explica que só teve sua temperatura verificada após muita insistência. Baraldi disse que chegou a cobrar explicações dos funcionários, mas não obteve resposta.


"Eu entrei na loja e tive de insistir para ter a temperatura conferida e o funcionário da porta, com muita má vontade, mediu, mas permitiu a entrada de outras tantas pessoas, sem medição ou controle. Achei um descaso com o cliente e com a saúde pública", afirmou a produtora.


A medição de temperatura é uma das medidas recomendadas em decreto municipal em estabelecimentos, shoppings e centros comerciais autorizados a funcionar, para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.


Procurado por ATribuna.com.br, as Lojas Americanas informaram que suas lojas em funcionamento na cidade atendem às regras previstas nos decretos e leis que tratam dos estabelecimentos autorizados a funcionar.


Em nota, a companhia afirmou que adota uma série de medidas para garantir a segurança de colaboradores e clientes, como a disponibilização de álcool em gel, controle de acesso, marcação de filas com o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde, aferição de temperatura, posições alternadas entre os associados na bateria de caixas e instalação de fitas de recuo, que respeitam o distanciamento mínimo entre o cliente e o operador de caixa. Por fim, a companhia disse que se mantém vigilante para garantir o cumprimento dos protocolos estabelecidos pela companhia e pelas autoridades.


Procurada pela Reportagem, a Prefeitura de Santos afirmou, através da Secretaria de Finanças (Sefin), que não recebeu qualquer denúncia a respeito do ocorrido, mas ressaltou que irá intensificar a fiscalização nos comércios em geral.


A administração reiterou que caso seja constatado alguma irregularidade, o estabelecimento será intimado e poderá, caso reincidente, receber uma multa no valor de até R$ 10 mil.


Diversas pessoas entram na loja e não tem a temperatura medida durante a gravação do vídeo
Diversas pessoas entram na loja e não tem a temperatura medida durante a gravação do vídeo   Foto: Reprodução

Logo A Tribuna