Vereador propõe interligar Rua Sete de Setembro à Avenida Perimetral em Santos

Prefeitura demonstrou interesse na medida, mas o acesso depende uma permissão da Autoridade Portuária de Santos (APS)

Por: Matheus Müller  -  26/06/21  -  08:58
  Requerimento sobre a interligação foi aprovada na Câmara Municipal
Requerimento sobre a interligação foi aprovada na Câmara Municipal   Foto: Matheus Tagé/AT

Com objetivo de valorizar a área da Vila Nova, próximo ao Mercado Municipal de Santos, o vereador Ademir Pestana (PSDB) propôs um requerimento à prefeitura para que seja estudada a possibilidade de interligar a Rua Sete de Setembro à Avenida Cidade de Santos (Avenida Perimetral) – atualmente, a via termina em um canteiro na Praça Iguatemy Martins.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A prefeitura demonstrou interesse na medida, mas o acesso depende uma permissão da Autoridade Portuária de Santos (APS), por se tratar de terreno da União. Em nota, a APS informou já ter recebido o pedido do vereador e avalia a viabilidade do pleito para encaminhar resposta à solicitação.


Pestana observa que a interligação das vias “vai melhorar o fluxo de quem trabalha no Centro e mora na Ponta da Praia”. “Não adianta ter uma pista daquela, uma pequena estrada e ser subutilizada”.


Ele reforça que a medida vai ampliar a movimentação de veículos e contribuir para a revigorar a Vila Nova, inclusive o Mercado Municipal, equipamento que será revitalizado pela prefeitura – o projeto executivo das intervenções tem previsão de entrega em julho.


Requerimento aprovado


O requerimento foi apresentado por Pestana na sessão do dia 1º de junho e aprovado no último dia 10 pelos demais vereadores. Agora, um ofício será enviado ao Executivo e, consequentemente será avaliado pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET-Santos).


A prefeitura afirmou, em nota, que “considera positiva a proposta”. O Executivo disse aguardar o ofício do Legislativo para que a CET-Santos comece o estudo técnico quanto à viabilidade da integração da Rua Sete de Setembro com a Av. Perimetral.


“Por envolver também área sob jurisdição Federal, será necessário discutir com a Autoridade Portuária de Santos a possibilidade de implantação da medida. Para o governo, com a interligação será formado um novo corredor de tráfego e a circulação maior de veículos trará novo impulso àquela região”


Pestana acredita que a APS “não vai colocar objeção” a esse projeto para o Município. “É área do Porto e precisaria consentimento deles (Autoridade Portuária), mas acho que não impediriam o avanço, a evolução da Cidade e sua recuperação”.


Logo A Tribuna