Vereador de Santos quer declarar pão de cará como patrimônio cultural e imaterial da cidade

Benedito Furtado (PSB) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal

Por: ATribuna.com.br  -  27/02/22  -  07:17
Atualizado em 27/02/22 - 16:40
Apesar do nome, o pão de cará não possui cará na composição
Apesar do nome, o pão de cará não possui cará na composição   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O tradicional pão de cará poderá se tornar patrimônio cultural e imaterial de Santos. Isso porque o vereador Benedito Furtado (PSB) apresentou a proposta como Projeto de Lei (PL) na última semana.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A ideia surgiu após o parlamentar ver a repercussão nas redes sociais sobre o pão ser apresentado como uma novidade em uma padaria de São Paulo. “Todo santista que se preze já comeu um pão de cará”, disse Furtado.


Ainda de acordo com o vereador, toda região possui costumes e tradições. “A gastronomia é uma das principais receitas para diferenciar estados e municípios como o chimarrão, o acarajé, o queijo de minas e por que não o pão de cará?”.


Na justificativa do PL, há o fato de que o pão de cará já é uma ‘lembrança’ de Santos, pois muitas pessoas o usam como presente. Além disso, o vereador argumentou que Pernambuco reconheceu o bolo de rolo como patrimônio do estado devido à tradição do doce.


O alimento

Apesar do nome, o pão de cará não possui cará na composição. Ele é feito com uma mistura de farinha, açúcar, margarina, fermento, água e outros ingredientes. Porém, não possui o mesmo sabor do pão de leite, tornando-se exclusivamente uma receita santista.


Logo A Tribuna