Vacinação e baixa nos índices da covid-19 impulsionam casamentos em Santos

Crescimento do número de uniões foi de 30% nos dez primeiros meses deste ano

Por: Bruno Almeida  -  29/11/21  -  07:27
Atualizado em 29/11/21 - 09:57
Monique realizou sonho de casar este ano
Monique realizou sonho de casar este ano   Foto: Arquivo pessoal

O número de casamentos cresceu em Santos, após um período de queda. Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a diminuição nos índices de casos e mortes pela doença, mais noivos criaram coragem para remarcar ou programar a cerimônia.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Dados dos cartórios civis da Cidade apontam um aumento de 29,37% entre janeiro e outubro de 2021, quando foram realizadas 1.392 celebrações. No mesmo período em 2020 foram 1.076 matrimônios.


A tendência de alta começou ainda em maio, quando ocorreram 123 casamentos. No mesmo mês, em 2020, 65 casais celebraram a união - naquele momento os índices da covid-19 subiam de maneira expressiva em todo País.


Moradora de Santos, a controladora de acesso Monique Ellen Maia Bueno casou este ano em um cartório da Cidade, depois de 20 meses de noivado. "Casar era um sonho de menina. Como eu não tive festa de debutante, sempre planejei o casamento, ficava imaginando a decoração".


Oficial do 2º Cartório de Registro Civil de Santos, Aldir Monte Bello explica que, com o início da pandemia, muitas uniões foram adiadas. A falta de celebrações religiosas também contribuiu para a queda nos casamentos.


"Geralmente, nas manhãs de sábado, que é o dia com mais celebrações, temos entre 10 e 20 casamentos. Em 2020, de março a outubro, quando a pandemia estava muito pior, ficávamos em oito por sábado", diz Aldir.


A alta continuará para o próximo mês. Em dezembro, o cartório liderado por Aldir já supera a quantidade de celebrações dos últimos meses. "Já tenho três sábados que estão com 25 casamentos marcados. Tem muita gente que espera essa época porque têm parentes que chegam de fora da Cidade. Outros casais se programam para usar o dinheiro do 13º".


Mesmo com o aumento no movimento, as medidas de combate à covid continuam durante as cerimônias: todos de máscara, álcool gel e aglomerações são proibidas. "Só os noivos ficam mais próximos uns dos outros. Temos limite de pessoas que podem entrar no cartório. Os convidados ficam na parte de fora. Os casais que vêm na sequência têm de esperar o término da cerimônia anterior para entrar no local".


Casamentos homoafetivos
Do total de celebrações nos cartórios de Santos, também houve aumento entre as casamentos homoafetivos durante a retomada. No total, em 2021, já foram realizadas 36 celebrações entre pessoas do mesmo gênero, enquanto nos primeiros dez meses de 2020 este número foi de 22 - um aumento de 63,6%.


Logo A Tribuna